Pergunte ao Pai Rico ||| 315

Pergunta:

Zé, venho seguindo seu trabalho a um bom tempo e gostaria de agradecer todo o conteúdo que você transmite, já aprendi muito coisa aqui… Mas vamos a dúvida agora rs.

Meu nome é Guilherme, tenho 18 anos, faço facul de PP e sou estagiário em uma agência.
Nesse fim de semana me deparei com uma notícia que eu teria um sonho realizado, o maravilho sonho de ir pra Disney.
Mas isso vai acontecer nas férias de julho do ano que vem, o que me deixa com praticamente 1 ano pra juntar o máximo de dinheiro que eu conseguir.
Como o salário de estagiário não é lá essas coisas (R$ 850,00) pensei em ficar só na poupança mesmo, mas o 0,5% que ganho nela é comido pela inflação, então de nada me adianta.

Teria algum investimento que eu pudesse fazer sem ter uma quantia bruta guardada, e sim ir colocando um pouco todo mês? Ou a única solução é só poupar mesmo?

Obrigado.

Resposta:

Bom dia Guilherme,

Muito obrigado ! 🙂

Espero que possas aprender cada vez mais ! 😉

Sobre o teu questionamento, infelizmente não há milagre … se o conhecimento de outras formas de rentabilizar a grana, não é agora, com o calendário correndo contra que você poderá usufruir das “maravilhosas alternativas” à poupança … 🙁

Sim, existem alternativas, mas para que se possa fazer uso delas em um período – prazo – tão curto, só se você já tiver muita intimidade com o assunto e gostar de envolver uma dose extra de risco na mistura.

Com valores mais baixos, prazo para resgate curto, e a falta do conhecimento necessário para se “aventurar” em outras praias, a poupança acaba sendo a única alternativa viável para obtenção de ganho. Sim, obtenção de ganho. Deixe-me explicar. 🙂

Como você bem disse, 0,5% ao mês acaba perdendo da inflação … Portanto, por consequência, seria melhora deixar o dinheiro debaixo do colchão durante este um ano … correto ? Afinal de contas, para que vamos deixar o dinheiro na poupança, dando a oportunidade aos bancos de trabalharem com a grana, enquanto ganhamos míseros 0,5%, valor este que perde da inflação … ?

Por quê ? Porque se você não colocar ao menos numa poupança da vida, a grana vai perder ainda mais valor ! Sim ! Ruim com ela, pior sem ela ! 😉

(neste momento deixe que a sua mente visualize aqueles casos extremos, de pessoas mais velhas que descobrem que a “fortuna” – e que poderia ter se tornado realmente – que guardaram debaixo do colchão virou “pó”)

É um rendimento “baixo” (sério, não deixem que o resto do mundo que ganha 1% ao ano ouçam isso …), mas ao menos você não perderá o valor integral que a inflação retira do seu poder de compra.

Uma sugestão: se a grana para economizar está curta, e não existe uma forma de rentabilizar o que tem com taxas mais “atrativas”, que tal tentar encontrar uma segunda fonte de renda ? Algo que possa ser feito nas horas livres ?

Você trabalha em uma agência, cursa publicidade e propaganda … não conseguirias oferecer um serviço de consultoria para empresas … sites … ou coisas assim ? Não sei exatamente qual a sua área de atuação … mas sei de muita gente que precisa de ajuda nestes itens e não sabe a quem recorrer.

Quem sabe não está surgindo ai uma bela oportunidade de negócio ? 😀

Abraços !

(quando chegar mais perto da viagem, nos avise se deu tudo certo ! ;))

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico