Qual é o real risco atrelado a uma compra de Opções ?

Pergunta:

Comprei duas opções da VALE, pois tinha entendido que só perderia o que eu coloquei na operação.

Comprei VALEE572(16k) a R$0,03 e vendi a R$0,04, e comprei VALEQ30(5k) a R$0,04 e estou tentando vender mais caro, atualmente coloquei a R$0,08.

Porém depois que vi alguns vídeos de Stragle, fiquei bastante assustado pois entendi que posso estar arriscando 5.000 x R$30,00.

É isso mesmo? Estou arriscando R$150.000,00?

Resposta:

Opa ! Tudo certo Raphael ? 🙂

Não. Pode ficar tranquilo. 😉

Sempre que você trabalha na compra de uma Opção, você está adquirindo um DIREITO de alguma coisa. Quando compra uma CALL, está comprando o direito de comprar uma ação. Quando compra uma PUT, está comprando o direito de vender uma ação. Sugiro dares uma olhada no post: “O que é uma CALL ? O que é uma PUT ?

A sua compra de VALEE572 te dava direito a comprar 16.000 VALE3, no dia do vencimento, por R$56,02.

A tua compra de VALEQ30 te dá o direito de vender 5.000 VALE3, no dia do vencimento, por R$30,02.

Em ambos os casos, você tem um direito. Você só exerce se quiser e se isso se mostrar válido … 😉

Para entender um pouco melhor esse mecanismo das Opções, indico a leitura de dois textos já publicado aqui no Clube:

– Como funciona o exercício de opções ?
– O que acontece no dia do exercício das Opções ?

Então, não, você não está arriscando R$150 mil. 🙂

No caso da VALEQ30, tens em risco apenas R$200. No da VALEE572, tinhas R$480.

Agora, sobre a tua posição remanescente, sabes que o vencimento dela ocorrerá no próximo dia 18. Não é mesmo ? Restam apenas 3 pregões para ela deixar de existir … 😉

Espero ter te ajudado ! 😀

O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !! 😀

Abraços !!