Questionário 2 – Certificação ANBID CPA-20

Como proposto anteriormente, a cada dia teremos, aqui no Clube, algumas perguntas retiradas do excelente livro Certificação ANBID CPA-20 – 400 Questões de prova com gabarito comentado, e no dia seguinte a publicação de suas respostas, em alguns casos comentadas. Vamos lá !

Coloque suas respostas nos comentários, de preferência, somente número da questão e letra escolhida. Deixe para fazer os comentários amanhã quando as respostas forem publicadas, ok ? 😉

1- Em um fundo de ações ativo, para superar o benchmark, o gestor pode-se utilizar de diversas estratégias. Quando optar por expor mais a carteira ao mercado de ações, por achar que o mercado é favorável, estará utilizando-se de:

a) Market Timing

b) Stock Picking

c) Arbitragem

d) Gestão alavancada

2- Um investidor avesso a risco, ao lhe ser recomendado um fundo referenciado DI, questionou a informação constante no prospecto de que o fundo utiliza instrumentos de derivativos. O gerente argumentou que a frase do prospecto é padrão, exigência do código de autorregulação da ANBID, e o fundo não apresenta risco, pois não utiliza instrumento de derivativos. O esclarecimento do gerente está:

a) Correto, pois é vedado o uso de derivativos em fundos referenciados

b) Incorreto, pois fundos referenciados DI podem utilizar derivativos para alavancagem da carteira

c) Incorreta, pois fundos referenciados DI podem utilizar derivativos para proteção da carteira

d) Correto, pois os prospectos são padronizados pela ANBID e podem não refletir a realidade de cada fundo

3- Um investidor extremamente conservador decidiu aplicar R$ 10 mil em um fundo de renda fixa que está apresentando excelente rendimento este ano. Esse investidor:

a) Tomou uma decisão correta, visto que esse tipo de fundo não apresenta risco

b) Decidiu corretamente porque observou a rentabilidade passada do fundo

c) Deverá ser informado que o tipo de fundo não possui fundo garantidor de crédito (FGC) e qualquer fundo possui risco, por mais conservador que seja

d) Não correrá risco, pois esse tipo de fundo tem a garantia do FGC

4- Um dos direitos do administrador de fundos de investimentos, sem prévia autorização de uma assembleia de cotistas, é:

a) Aumentar a taxa de administração

b) Escolher empresas de auditoria e custódia

c) Alterar a política de investimento

d) Apropriar-se de parte do patrimônio do fundo

5- Um investidor do banco X ficou indignado com a rentabilidade negativa em seu fundo DI, por tratar-se de um fundo conservador. O gerente explicou-lhe que houve desvalorização da letra financeira do Tesouro (LFT), título público que compõe a carteira desse fundo, refletindo-se no valor da cota. A explicação do gerente está:

a) Incorreta. Fundo DI só terá desvalorização em suas cotas no caso de negligência do gestor

b) Correta. A carteira de um fundo DI, por ser obrigatoriamente 100% LFT, reflete essas oscilações na cota do fundo

c) Incorreta. Por se tratar de um título pós-fixado, não poderia ser negociado com ágio ou deságio

d) Correta. A LFT pode variar de preço

6- A linha d’ água pode ser entendida como uma:

a) Fórmula matemática que aumenta os ganhos do administrador e a rentabilidade dos fundos

b) Metodologia utilizada para o cálculo e limitação da cobrança de taxa de performance de um fundo, considerando-se seu benchmark

c) Metodologia utilizada no cálculo da taxa fixa de um fundo de investimento

d) Fórmula matemática utilizada no cálculo da taxa limite de ganho do administrador de um fundo

7- Podem ser classificadas como despesas de um fundo de investimento, com EXCEÇÃO de:

a) Despesas com impressão de relatórios

b) Despesas com auditoria

c) Emolumentos e custódia

d) Despesas com IR

Respostas de ontem:

1- d) Inferior a 10%

Para obtermos a taxa real, devemos deduzir da taxa nominal a inflação. Essa dedução não ocorre com o cálculo simples de subtração, mas sim por meio da seguinte fórmula:

Taxa Real = ( 1+i_nominal)/(1+I_inflação) = ( 1+0,15)/(1+0,05) = 1,15/1,05 = 1,0952

Assim, a  taxa nominal é aproximadamente de 9,52%.

Dica: Sempre que houver inflação em uma aplicação financeira, a taxa real será inferior à subtração da taxa nominal pela inflação, que, nesse caso, seria de 10%.

2- b) A inflação no período foi igual a zero

Como a taxa real é igual à taxa nominal, concluímos que a inflação foi igual a zero, ou seja, para você obter um ganho real em uma aplicação financeira exatamente igual ao seu ganho nominal, será necessário que a inflação seja igual a zero. Podemos comprovar isso matematicamente usando a fórmula acima. ( dever de casa, hehehe 😉 )

3- b) 95,44%

A distribuição normal explica a probabilidade de um evento ocorrer.

A importância de se saber a média e o desvio-padrão está em conhecer a probabilidade de os eventos ocorrerem. As probabilidades de se afastar da média uma certa quantidade de desvios-padrão já estão calculadas pelos estatísticos.

– 1 desvio = 68,28%

– 2 desvios = 95,44%

– 3 desvios = 99,73%

Como a média é igual a 5% e o desvio-padrão é de 2%, a probabilidade de que se obtenha um retorno compreendido no intervalo de 1% ( média menos 2 desvios ) a 9% ( média mais 2 desvios ) é de aproximadamente 95,44%.

4- a) Média igual a R$ 2.400,00

Qualquer alteração feita em todos os dados históricos refletirá diretamente e na mesma proporção na média. Exemplo:

Considerando que um ativo A tenha como rentabilidade histórica os valores 3%, 5% e 1% e o ativo B sempre o dobro deles, 6%, 10% e 2%, podemos concluir que a média do ativo B também é duas vezes o valor da média do ativo A.

5- b) Igual a 5

A moda é o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores.

Nesse caso é igual a 5, que ocorre três vezes na série.

Certificação Anbid CPA-20

Nota do Site: