Clube do Pai Rico

Tive várias operações com lucro, e outras com prejuízo. Como fica o IR ?

Pergunta:

boa noite,

Uma dúvida, tive varias opções com lucros, porém algumas deram prejuízos no mesmo mês, eu posso abater na hora de pagar a darf já que foi no mesmo mês?

Resposta:

Opa ! Tudo certo Carlos Henrique ? 🙂

Uma coisa importante que precisa ser compreendida em relação ao imposto de renda de ações, é que a tributação não ocorre de forma individualizada, não devemos olhar cada operação de forma isolada. O que importa é o resultado obtido dentro do mês.

Então, já respondendo à tua pergunta, antes de qualquer coisa, você deve pegar todas as operações que ocorreram dentro do mês, as que deram lucro e as que deram prejuízo, e somar seus resultados. Da forma tradicional mesmo: lucros é + (positivo), enquanto perdas são – (negativo). 😉

Desta forma você terá o resultado consolidado para o mês.

E claro, só precisará pagar o IR se houver um resultado positivo (lucro) no saldo do mês. (e se não houver um valor anterior a ser compensando)

Se o resultado final for negativo, ou seja, se você teve prejuízo no mês, este valor poderá ser usado para compensar lucros em meses futuros. (de novo, o saldo do mês)

Ah ! Importante: o cálculo dos 15% a ser pago de IR é em cima desse saldo positivo que resulta da soma de todos os resultados operacionais do mês.

Sugestão de material de apoio:

 

Nota do Site:
5 Moedas

Imposto de Renda no Mercado de Ações
Murillo Lo Visco

Editora: Novatec
Ano: 2020
Edição: 3
Número de páginas: 312
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !