Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!

O que eu acho sobre o investimento em bitcoin ?

Pergunta:

Bom dia!

Tudo bem? O que vc acha de investimentos em bitcoins?

O conheci há pouco tempo e achei interessante…

Aguardo contato.
Alexandre

Resposta:

Bom dia Alexandre,

Antes de qualquer coisa: o que seria bitcoin ?

Conforme apresentado na Wikipedia:

Bitcoin (símbolo: ฿; abrev: BTC ou XBT) é uma criptomoeda descentralizada apresentada em 2008 no grupo de discussão The Cryptography Mailing por um programador japonês, ou um grupo de programadores, de pseudônimo Satoshi Nakamoto; É também um sistema ou rede de pagamento online baseado em protocolo de código aberto independente chamado de “sistema eletrônico de pagamento peer to peer”, inaugurado em 2009; É também um software de código aberto que o grupo projetou para manipulação da moeda e da respectiva rede peer-to-peer (P2P ou ponto-a-ponto).

Ou, resumindo … é uma moeda digital que não tem “ninguém” (um emissor centralizado ou instituição financeira) por trás. É uma moeda criada por pessoas comuns, para pessoas comuns (ou nem tão comuns assim …) usarem como bem entenderem.

É algo que existe, sem existir. Que é garantido, sem haver garantias. Que serve como base de troca, sem que “nada” seja entregue … É algo completamente fora do sistema bancário padrão, por mais que algumas instituições já a aceitem em alguns tipos de negociação. #powertothepeople

Ok … é uma moeda digital. E já que é uma moeda … ela pode ser usada em transações. E se pode ser usada em transações, tem valor. E se tem valor … pode ser considerado um investimento. Lembra: o valor de uma determinada coisa é determinado pelos interessados nela. É baseado no efeito oferta vs demanda

Se esse tipo de assunto lhe interessa, indico a leitura do livro “A História do Dinheiro“. 😉

É que nem o ouro: usado como reserva de valor desde “sempre”. Presente na história humana há milênio (literalmente), seja como adorno ou base de troca. Ele tem valor porque a comunidade lhe dá valor, ela reconhece a existência do interesse no produto e a consequente possibilidade de troca.

Com a bitcoin acontece a mesma coisa … A comunidade lhe dá valor, reconhece a existência do interesse nela e a consequentemente possibilidade de troca … Mesmo sem haver nada para ser dado em troca. 😯

Como disse, o ouro tem valor porque lhe dão valor. Mas se não fosse pelo $$$ propriamente dito, poderia ser utilizado na forma de jóias, ou na indústria. (na aeroespacial é matéria prima base em sistemas de proteção contra a variação de temperatura)

Mas e a bitcoin … e o dólar ? E o real ? E o euro …

Diferentemente da bitcoin, todas as outras moedas têm “por trás” instituições financeiras que garantem o seu valor. Por mais que seja apenas um pedaço de papel ou um punhado de metal, sem valor prático, a moeda de um país tem a garantia de valor, fornecida por uma instituição financeira.

A bitcoin tem apenas a garantia do próprio mercado, e nada mais. Se o mercado “cansar” dela, adeus dinheiro nela investido.

Com isso … o que eu acho do investimento em bitcoin ?

Acho que você já deva estar imaginando a minha resposta … não ? 🙂

Na minha opinião é furada. 😯

Subiu muito. Muitos ganharam muito dinheiro. MUITO. Mas … até onde vai ? 🙄

Dê uma olhada nos dois gráficos abaixo:

Compare o topo do segundo gráfico com o crescimento das barras vermelhas do primeiro. Foi só a China começar a dar sinais de controle exagerado da moeda, e de queda em suas reservas cambiais, para que a população chinesa passasse a investir em peso em bitcoin.

Em bitcoin. Em ações. Em ouro. Em imóveis. Em tudo e qualquer coisa que não fosse yuan

Sim, foi só a população chinesa começar a fugir da moeda local, por uma grande expectativa de desvalorização “gigante” (e do controle do estado …), para vermos a cotação da moeda digital explodir:

Portanto …

Se eu investiria nisso ? Não. Eu não investiria. Eu …

Na minha opinião subiu apenas por causa dessa bolha de liquidez chinesa e fim de papo. Junte os três gráficos que apresentei e poderás chegar na mesma conclusão.

Posso estar deixando passar uma oportunidade de ouro ? Pelo o que vemos nesse gráfico eu já deixei … Sair de U$200 e ir até os U$1.000 em apenas 1 ano … 😯

Mas prefiro me manter dentro dos meus planos, dentro do que conheço, respeitando certas “normas internas”, do que depois ficar me lamentando por tê-las desrespeitado. 😉

Espero ter lhe ajudado ! 😀

Abraços !