Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!

Quem precisa de uma conta VIP do banco ?

Este tipo de conta recebe vários nomes: Personnalité, Select, Van Gogh, Estilo, Premier, Prime … Mas – normalmente – estes nomes bonitos significam apenas: Serviços especiais por um custo maior.

Todos que possuem conta em banco sentem – literalmente – no bolso o peso das taxas de manutenção cobradas pelo seu banco. Você paga a taxa e tem direito a meia dúzia de serviços oferecidos pela instituição. Diversas opções são apresentadas, cada uma custando um pouco mais caro do que a outra, mas basicamente o que é acrescentado ao plano “anterior” são alguns serviços extras. (direito a mais um DOC por mês, direito a mais um talão por mês …)

Como você já viu aqui no Clube, os bancos são obrigados a oferecer uma conta isenta de de custo, sem taxa de manutenção. O que infelizmente não é algo fácil de se conseguir. (os bancos tentam te convencer, de todas as maneiras, de que ou isso não existe, ou de que ela não é 100% sem custo, ou que não tem como migrar … blá blá blá)

Mas uma coisa estas contas tem em comum, elas são as contas “normais”. Dão direitos extras, mas você não recebe nenhuma facilidade por parte do banco, como um atendimento diferenciado por exemplo. Já as contas “VIP” são diferentes, quem possui este tipo de conta é tratado “a pão de ló” quando vai à agência.

É um espaço diferente, separado, mais requintado, mais isolado, mais seguro, e o melhor: Não precisa enfrentar as filas intermináveis que encontramos – e odiamos – quando vamos ao banco.

Mas … vale a pena ?

A principal questão do post de hoje é justamente essa: Vale a pena pagar mais para ter este tipo de comodidade ? Será que é justificável gastar mais por isso ?

Eu sinceramente acho que a conta mais simples, oferecida pela banco já é suficiente para atender as necessidades de 90% de seus clientes. Quem sabe uma vez ou outra eles irão precisar pagar por algum serviço que não faz parte do seu pacote e que faz parte de um mais caro. Já a conta VIP …

Claro, o portador de uma conta VIP – normalmente – recebe tratamento diferenciado por parte do banco, e não somente pelo lado do atendimento, me refiro a uma diferenciação em termos de taxas, seja em relação a rentabilidade dos fundos oferecidos a estes clientes, ou então aos juros cobrados nos financiamentos (veículos, imobiliário …). Mas mais uma vez não são todos os clientes que precisarão usufruir destes serviços.

O que vejo muitas vezes, são pessoas que contratam o serviço de conta VIP somente … para aparecer. (é incrível como o “para aparecer” é uma característica presente em muitos “ricos”, não é mesmo ?)

São pessoas que não têm a necessidade de nada que é oferecido por fazer parte deste pacote, mas o escolhem somente para poder sentar diante da gerente das contas VIP, para dizer que está indo na agência VIP do banco … etc etc etc … Mas o pior mesmo, é que na maioria das vezes estas mesmas pessoas pagam para ter este serviço. Afinal, é só ter alguma aplicação com o banco que a taxa será gradualmente zerada.

Faça as contas. Sim, sempre fazendo contas …

A melhor forma de ver se você “precisa” ou não ser um cliente VIP – mesmo pagando – é fazendo as contas.

– Veja o que é oferecido aos clientes com este tipo de conta.

– Veja quais dos itens oferecidos são usados por você todos os meses. (se for uma vez ou outra … “não conta”)

– Veja na tabela de custos dos procedimentos do banco o valor de cada um destes itens e some ao valor cobrado para um pacote mais simples.

Pronto. Com isto em mãos você poderá saber se vale, ou não, a pena você contratar um serviço VIP em seu banco.

Um detalhe: Só leve em consideração o custo pelo tempo economizado (por receber um tratamento diferenciado), caso você costume ir muito ao banco. E por muito entenda 2 ou 3 vezes por semana.

Agora, se você tem algum tipo de investimento no banco, e o valor aplicado é suficiente para que você obtenha desconto na taxa de manutenção deste tipo de conta, contrate-o. Não pense duas vezes. Primeiro porque você “não irá pagar” pelo serviço. (sim, eu sei que é pago de forma indireta, mas se você já tem alguma aplicação com eles não está levando isso em consideração …) e em segundo lugar, porque “caso você precise” do banco, receberá todas as vantagens destinadas aos clientes especiais.

O meu banco, por exemplo, dá aos clientes VIP a anuidade dos cartões de crédito. 🙂

Só a economia que tenho com isso já cobre o custo que teria, caso tivesse que pagar, com a taxa de manutenção. E o melhor, me poupou do trabalho anual que é a negociação da taxa de anuidade do cartão. 😉

E você, já fez as contas para ver se vale a pena para você este tipo de serviço ?