Clube do Pai Rico

Recomprar as ações exercidas no vencimento de opções é considerado daytrade ?

Pergunta:

Saudações,

Parabéns pelo trabalho prestado a comunidade financeira!
Gostaria de sanar uma dúvida quanto a uma operação com opções, pois, neste mercado sou incipiente:

Por exemplo, tenho uma posição de 2k em BBAS3 e realizei a venda coberta de 1k em BBASL62. No dia do exercício, efetuo a compra de 2k de BBAS3 a um preço superior ao strike no qual fui exercido. Neste caso, ocorre uma operação de day trade e, assim, como ficaria a posição no ativo? Nesta situação, ao final teria uma posição de 3k e um novo preço médio, além de um prejuízo a ser registrado na categoria day trade, correto?

Feliz ano novo!

Atenciosamente, Welton

Resposta:

Bom dia Welton,

Muito obrigado !! Quanto mais pessoas impactarmos, mais pessoas se livrarão das algemas que a pressão financeira cria. 😉

Uma dúvida muito comum e que tem uma resposta que vai completamente contra a lógica da coisa, hehehe. 😀

Vamos lá: você tem 2.000 BBAS3 e vende 1.000 BBASL62 (cobertas por suas ações). No dia do exercício, que foi no dia 19/12/2016, você foi exercido nesta venda. Como você disse, a cotação da BBAS3 estava acima do strike dela. Desta forma ficou com 1.000 BBAS3 em carteira.

O recebimento do valor originado deste exercício será creditado em sua conta na quinta-feira seguinte ao vencimento. E esse é o sinal para que a resposta surja … 🙂

Reparou que o exercício da opção ocorre como se fosse uma venda normal ? Pois então … é assim que a coisa flui para a Bolsa. É uma operação “compromissada”, com data marcada para o seu encerramento.

Agora é que vem o detalhe que encerra a “discussão”. No dia do exercício você efetua a compra de outras 2.000 BBAS3, com um preço acima do apresentado pelas ações que já possui em carteira. Com isso ficará com 3.000 BBAS3, e terá como preço médio (x+2y)/3 … Grego ? Não, bem simples na verdade, hehehe. O preço médio será o valor médio das suas 2.000 BBAS3 “originais”, que agora são apenas 1.000, mais duas vezes o preço médio das 2.000 BBAS3 novas. Tudo isso dividido por 3, afinal agora são 3.000 ações que integram a sua carteira.

O resultado final seria um prejuízo na categoria daytrade ? Não ! (um categórico não …)

Antes de mais nada, não é um daytrade. Lembra, você foi exercido em uma operação anterior, e portanto o lucro obtido com o exercício em si é categorizado como sendo o de uma operação normal. Se foi lucro ou se foi prejuízo, somente sabendo qual é o seu preço médio das 2.000 BBAS3 “originais”. Sem esta informação não há como dizer … 🙁

Se o preço médio de compra das 2.000 BBAS3 “originais” for inferior ao valor do strike da BBASL62, terás obtido lucro com esta operação. Se o preço médio de compra das 2.000 BBAS3 “originais” for superior ao valor do strike da BBASL62, terás obtido um prejuízo na operação.

Lembrando que neste caso existe o resultado do exercício em si, do valor recebido pelo exercício das 1.000 BBAS3 “via” BBASL62 MAIS o valor obtido com a venda das 1.000 BBASL62 em si. Consegue enxergar isso ?

Você teve o resultado (podendo ser lucro ou prejuízo, de acordo com o preço médio de aquisição das BBAS3 “originais”) do exercício em si + o lucro da venda das BBASL62.

Espero ter sido o mais claro possível nesta explicação e que ela possa ter conseguido lhe ajudar na compreensão do evento. 🙂

Abraços !

 
 

PodCash Post – Recomprar as ações exercidas no vencimento de opções é considerado daytrade ? … [6:12m] | Download