Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| Pai Rico: O Segredo dos Ricos

Sim ! Mais um livro de Robert – a máquina de escrever – Kiyosaki ! 😉

Fale o que quiser … mas fale bem, hehehe. Os livros de RK abriram a mente de muitos mundo a fora, foram marcas divisórias para muitos que enfrentavam dificuldades financeiras e não conseguiam ver um futuro melhor …

Em O Segredo dos Ricos Robert adotou uma estratégia diferente e muito interessante: foi escrevendo o livro de forma “online”, conforme os capítulos iam ficando prontos ele os publicava na web. Com isso temos vários comentários dos leitores antes mesmo do livro ficar pronto ! Bem legal !! 🙂

Mas afinal, qual é o segredo dos ricos ?

Sabe aquelas coisas que parecem enredo de filmes, e que fazemos questão de “não acreditar” ? Pois então … o segredo deles é um plano conspiratório … usando o sistema financeiro como ferramenta para trazer – ainda – mais dinheiro para seus bolsos.

Qual o fato mais marcante da atual crise financeira ? A forma com que os governos federais vêm jogando dinheiro para os bancos, mais e mais dinheiro para aumentar seus lucros … A intenção inicial com esse rio de grana era fazer com que as instituições financeiras fornecessem, e aumentassem, o crédito para a população, seja para as pessoas (físicas) ou para as empresas. Mas o que acabamos vendo ? Bancos com pilhas e pilhas de dinheiro … Ou você acha que foi somente uma coincidência que os mercados acionários e as commodities subiram após a implementação dos planos de resgate ? Não, longe disso … os bancos usaram o dinheiro que deveria ser direcionado à economia local para aumentar seus lucros no mercado financeiro. Pois é, pois é, pois é …

Ainda faz parte do plano conspiratório a (des)educação financeira nas escolas. Você não concorda que está mais do que na hora de termos como matéria obrigatória no sistema educacional a disciplina de educação financeira ? Tenho certeza que a grande maioria (para não dizer todos …) concorda, mas por incrível pareça os governos acham que “não é necessário” … ??!?!?! Já imaginaram o que uma população bem educada financeiramente poderia fazer com a economia de um país ? Do país … já para os bancos …

O livro é dividido em duas partes: a primeira mostra a conspiração em si, o que fazem/fizeram e quais as consequências disso para a população. Na segunda parte Kiyosaki apresenta formas de jogarmos os jogo deles, ou ao menos aproveitarmos um pouco às regras por eles criadas, e com isso faturar (ou seria nos protegermos ?) um pouco.

Jogar pelo Fluxo de Caixa

Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção no livro foi o fato de eu ter mudado minha mentalidade em relação ao meu investimento em ações, no início de 2010, para um modo bem parecido com o que RK defende: devemos investir, não importa onde, de olho no Fluxo de Caixa. Até então eu achava que ele defendia esse ponto de vista somente para seus investimentos em imóveis (comprados para serem pagos pelo aluguel). Mas não, ele adota a mesma estratégia para o mercado acionário também.

RK compra suas ações de olho no valor em que elas podem gerar de Fluxo de Caixa, seja na forma de dividendos ou na venda de opções. Onde foi que já vi uma estratégia que se baseia na venda de opções para gerar Fluxo de Caixa e consequente aumento da carteira ? 😉

Quem encara dessa forma acaba “não sofrendo” quando vê o mercado caindo 10% … 20% … 50% … pois sabe que a carteira está lá e acabará gerando algum dinheiro para o seu bolso. E por estarem baratas, poderá comprar ainda mais ações … 😀

As 15 regras da Educação Financeira

Outro ponto interessante, RK detalhou 15 regras que considera como fundamentais para o ensino da Educação Financeira: (ou o que deveria ser ensinado para quem quer aprender sobre dinheiro)

1 – A História do Dinheiro
2 – Compreensão da contabilidade pessoal
3 – A diferença entre Ativos e Passivos
4 – A diferença entre ganho de capital e Fluxo de Caixa
5 – A diferença entre análise técnica e fundamentalista
6 – Medindo a força de um ativo
7 – Saiba como escolher bons profissionais
8 – Saiba quais investimentos são melhores para você
9 – Saiba quando focar e quando diversificar
10 – Minimize o risco
11 – Saiba minimizar o custo dos impostos e das taxas
12 – A diferença entre dívida e credibilidade
13 – Saiba usar derivativos
14 – Saiba como seu dinheiro é roubado
15 – Saiba como cometer erros

Bom saber que a maioria destes temas já foi abordado aqui no Clube. 😉

Ótima leitura !


Nota do Site:
5 Moedas
Pai Rico: O Segredo dos Ricos
Robert Kiyosaki

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 216
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| Meu vizinho Warren Buffett

Prometo que a partir de hoje tomarei um cuidado especial na hora de comprar meus livros: Se tiver a presença de duas palavrinhas mágicas pensarei 2x antes de comprá-lo. As palavras ? “Warren Buffett

Lembra da minha experiência anterior com um livro que se encaixava nesse “perfil” ? O “Caro Sr. Buffett” …

Não, o livro não é ruim, gostei bastante da leitura, o problema é que vamos com uma expectativa e depois acabamos frustrados … Se o título fosse “Conheça o método operacional de alguns dos investidores não profissionais mais bem sucedidos dos EUA” cairia feito uma luva. Mas ao atrelar à figura do mito Buffett …

10 pessoas comuns que ganham muito com ações !

Uma das coisas que mais gosto e de conhecer diferentes estratégias operacionais, sejam estratégias vencedoras ou perdedoras, gosto de conhecer as coisas que as outras pessoas usam para fazer dinheiro na bolsa. Sabe, você sempre acaba vendo um ponto interessante, sempre tem um pulo do gato que você deixou passar … Muitas vezes são coisas óbvias, mas que não conseguimos enxergar, até que nos mostram.

O interessante é que mostraram 10 pessoas comuns, uma completamente diferente da outra, usando estratégias completamente diferentes entre si (e da usada por Buffett …), que envolvem o uso de opções, análise gráfica, análise fundamentalista, profunda pesquisa dos setores (diferente de pesquisa de dados fundamentalistas …), e o já tradicional … achismo. Sim, usam de tudo, e vêm apresentando um ótimo desempenho desde o início de suas operações, se aproximando de resultados de investidores renomados, como … Warren Buffett ! (olha ai o motivo do título)

São 11 capítulos, sendo que 10 são dedicados ao detalhamento dos métodos de cada um dos 10 participantes do livro. Detalhado mesmo, mostram quais foram as ações negociadas, os melhores resultados, os piores, as ferramentas que usam, como operam, porque operam. Bem interessante.

Mas …

Só um probleminha … usam como base o resultado obtido em bolsa ? Não … usam o resultado obtido em simuladores ! 🙁

Isso, o resultado obtido por cada um dos 10 investidores, e apresentado no livro, é fruto de seus resultados investindo em um simulador de bolsa. (como os que temos aqui)

Longe de ser algo realista, o resultado que temos em simulações não nos mostram nada além de um resultado que poderia ser obtido na vida real caso usássemos a mesma estratégia. Nem vou levar em consideração que nos simuladores não usamos as ofertas de compra e venda reais, normalmente levam em consideração somente o preço da ação, não importa se o volume negociado de verdade é de R$ 1.000,00, num simulador você poderá operar com R$ 1.000.000,00 nesta mesma ação, sem problema algum … liquidez infinita. E isso definitivamente não existe.

Mas o pior ponto de se basear em resultados de simulador é o fato de que neles não envolvemos dinheiro de verdade, e não envolvendo dinheiro de verdade não envolvemos o item mais importante de cada uma das operações que realizamos diariamente em bolsa: o lado emocional do trade. É ele que te faz “esperar mais um pouco para comprar”, ou “não vou zerar ainda, é só um repique” … o emocional manda, e a grande maioria dos investidores ainda é comandada por ele. Só os profissionais, e mesmo assim são poucos, conseguem deixar o psicológico de lado.

Um bom livro

Nada de excepcional, mas interessante de ser lido, especialmente para quem deseja aprender com os outros. Seja com o acerto ou com os erros deles. 😉

Meu Vizinho Warren Buffett

Nota do Site:
3 Moedas

Meu Vizinho Warren Buffett
Matthew Schifrin

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 248
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| Irmão Rico, Irmã Rica

Comecei essa leitura pensando: “Como será que RK fará para inserir sua irmã no contexto do universo Pai Rico ?“. Imaginei que não seria algo tão difícil, pois imaginava que após ver o sucesso do irmão ela teria seguido seus passos. Ou pior … pensei que ela poderia ter deixado tudo de lado e jogado a responsabilidade para o irmão … mas não sabia ainda que ela era uma monja budista. 🙂

Na hora que vi que se tratava de uma religiosa, imaginei que ela não desse bola para o dinheiro, pois muitos fazem voto de pobreza. Mas esse não era o caso da irmã de RK, a “escola” dela não obriga o voto de pobreza. Volto à estaca zero …

O melhor propósito de todos !

Já no início o leitor fica sabendo das dificuldades financeiras que Emi Kiyosaki enfrenta, sendo este o principal motivo para a criação do livro.  Não entendeu ? Já explico.

RK poderia simplesmente ajudar a irmã com dinheiro, na verdade ajudou, deu um imóvel para ela, que o aluga e usa o dinheiro para se sustentar, mas como eu, prefere ensinar os outros a pescar ao invés de dar o peixe. Sabe por que esse livro foi escrito ? Para que Emi tivesse um ativo !! Isso, livro foi escrito para que a irmã de RK visse que a criação de um livro poderia se tornar sua fonte de renda. 🙂

Não, ele não é um livro que te ensinará uma nova forma de investir seu dinheiro, este é um livro onde RK fala de sua vida, de sua família, de suas experiências. Ele e Emi. 😉

Cada capítulo é dividido em duas partes, uma para RK e outra para Emi, onde cada um fala sobre o tema daquele capítulo. Sua relação com a família, sua visão sobre religião, Educação, Guerra … um pouco de tudo. É bem legal saber um pouco mais sobre a pessoa que tem ajudado tanta gente a gostar de Educação Financeira. 😀

Você sabia que Robert foi expulso da Marinha por usar de forma indevida o helicóptero ? (ele foi piloto durante a Guerra do Vietnã) Ele o roubava para dar “festas privativas” em praias desertas com garotas, regadas a muita bebida. 😯

A saúde foi quem a despertou

Muitas vezes a frase “em casa de ferreiro o espeto é de pau” cai feito uma luva, e a meu ver esse é mais um caso. Mesmo tendo um dos maiores educadores financeiros do mundo ao seu lado, Emi deixou suas finanças de lado … Só foi perceber a besteira que estava fazendo quando precisou de um tratamento de saúde.

Continue lendo …

Livros ||| Profissão: Investidor

Sabe quando você pega um livro esperando uma coisa e ele acaba não atendendo às suas expectativas … ? Infelizmente este foi o caso do “Profissão: Investidor” para mim. Culpa do livro ? Duvido … “aposto” mais que a culpa foi mais “minha” do que dele.

A ideia de poder ler artigos e entrevistas de uma das mentes mais brilhantes das finanças que o mundo já conheceu me deixou completamente ávido por esta leitura. Mas me esqueci de um pequeno grande detalhe: A escola de Benjamin Graham é o “oposto” da minha. Portanto nada mais natural do que um livro carregado de passagens mais voltadas para o lado fundamentalista da coisa.

É muito interessante poder ver como a cabeça de Graham trabalhava enquanto os fatos iam ocorrendo, afinal o livro aborda quase que todo o século passado em artigos que foram publicados em material da área de investimentos, então ver comentários sobre quais consequências uma 2ª Guerra Mundial poderia trazer ao seu portfólio, ou então uma arrancada nos índices de inflação, é mais do que interessante.

Outra coisa muito legal, poder ver alguém defendendo, no início do século XX, a criação e regulamentação da profissão de investidor. Não do investidor pessoa física, do investidor … daquela pessoa que trabalha nas corretoras e bancos e que faz as indicações de investimento para os investidores. Afinal, queira ou não, as escolhas são completamente subjetivas, não importando se você use a análise fundamentalista ou a gráfica, use os astros ou a borra do café, duas pessoas poderão olhar o mesmo exato estudo e chegar em duas conclusões completamente diferentes. Como controlar isso ? Como organizar isso ?

Uma leitura perdida ?

Aprenda uma coisa antes que seja tarde demais … não existe leitura perdida, não existe aprendizado inútil. Tudo o que você ler, tudo o que você aprender, poderá ser usado em algum momento por você. Pode até não ser da forma com que foi apresentada pelo autor, mas o conceito, o conhecimento estará na sua cabeça – junto com todo o resto – e poderá ser trabalhado para chegar em um lugar nunca antes imaginado.

O mais interessante do livro, na minha opinião, foi tentar fazer uma analogia com os momentos que eram relatados nos EUA, com o Brasil atual. Pode ter sido muita viagem minha … mas os EUA do século XX me pareceram tão próximos do Brasil do século XXI … não sei porquê …

Continue lendo …

Livros ||| Gifting

De início parecia que estava lendo um livro em grego. Sério ! Lia, lia, lia e lia mais um pouco e nada de entender o que estava escrito ali na minha frente. Mas pudera … o assunto é completamente diferente de tudo o que estou acostumado a ler. Imagine, estou acostumado a ler sobre finanças, estratégias com negociação em ações, biografias … e agora estava lendo sobre brindes. Brindes !

Que bom que li sobre brindes !! 🙂

O primeiro capítulo (o livro é dividido em 4 partes, de quatro autores diferentes, tratando de assuntos “diferentes”) é mais focado na origem do gifting, dos brindes, dos presentes … Acredito que por isso estivesse parecendo grego. Mas entendo perfeitamente a necessidade dessa introdução. Mas até falar sobre amuletos de guerreiros “pré históricos” foi falado. 😀

Você “despreza” esse assunto ?

É ? Sabe qual o tamanho do mercado de brindes ? Claro que aqui no Brasil não temos dados exatos sobre o mercado … mas basta irmos à Meca das estatísticas e pronto. Nos EUA o mercado de brindes movimenta meros U$ 20 bilhões ao ano. Isso, os brindes giram U$ 20 bilhões anuais ! Pequeno não ? Merece ou não um pouco da sua atenção ?

Não importa se você estará na parte que produz os brindes ou na que distribui eles, você precisa “acordar” para essa realidade.

Quer ver como é importante ? Responda: você não gosta quando ganha algo de uma empresa que lhe presta algum serviço, ou de uma que você preste serviço a ela ? Todo mundo gosta de ganhar um mimo de vez em quando. É natural ! Mas o grande problema, como em praticamente tudo, é conseguir se diferenciar.

Exemplo ? Me diga quantas canetas você ganhou esse ano ? Consegue se lembrar ? Eu também não … nem ideia, mas foram algumas. De quem ? Muito menos … Agora, quantas caixas gigantes de TicTac você ganhou esse ano ? Um presente/brinde desse tipo não tem como esquecer ! Por ser tão diferente o negócio fica marcado, tenho certeza que sempre usarei esse como exemplo de um belo brinde, de um que tinha diferencial.

Como disse Roberto Duailibi:

Dar brindes regularmente para ser lembrado é estratégico – agora, dar brindes que a pessoa queira guardar e se lembre positivamente de quem deu … essa é outra história.

E é exatamente isso ! Presentear por presentear é apenas mais do mesmo … presentear, com algo diferente, algo inovador, algo útil … marca para sempre.

Continue lendo …