Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Estaríamos supervalorizando o mito Warren Buffett ?

Hoje ele completa 89 anos ! Parabéns Tio !! 😀

Por conta da data, achei interessante trazer um antigo tema de volta. Trazer de volta e atualizar: aos 89 anos, Buffett possui um patrimônio de U$79,1 bilhões !! 😯

—–

 

Recentemente surgiu um gráfico muito interessante na web, recebi via twitter (ainda não segue o @ClubedoPaiRico lá ? …), e nele víamos o progresso financeiro de nosso querido e amado bom velhinho: Warren Buffett.

Um gráfico empolgante, que nos apresenta o patrimônio do mago de Omaha em seus mais de 70 anos como investidor. Dá para imaginar isso? Um gráfico que nos apresenta o tamanho da carteira de Buffett, desde os 14 anos até os 85. E isso é muito … muito tempo … 🙂

Não é impressionante ? Tanto pelo fator tempo, quanto pelo fator valorização. Saiu de $5 mil aos 14 anos para $72 bilhões aos 85 … 😯

Outro fator que me impressionou foi ver que apenas em um único período a carteira deste menino apresentou perdas … Perdas consideráveis, de $34MM para $19MM (44% de perda), mas que logo desapareceram do mapa, dando lugar ao crescimento galopante de sua carteira.

Não é a toa que Buffett sempre é usado como exemplo de investidor de sucesso, de método e estratégia operacional. É ele que costuma ser o porto seguro, quem oferece aquela palavra de tranquilidade ao mercado. Após 11 de setembro foi ele que veio a público dizer que estaria comprando após a retomada dos negócios. Em 2008 foi a mesma coisa, quando passou a peneira e levou várias barganhas para casa.

É um exemplo de como agir no mercado. Não há o que se discutir em relação a isso …

… mas parece que muitos se esquecem de um detalhe

Você viu o gráfico ? Viu que ele abrange toda a vida de investidor de Buffett ? Não reparou em nada … “diferente” ?

O fato de mostrar mais de 70 anos de atividade não lhe chamou a atenção … ?

É … Buffett tem uma estratégia matadora. É mestre no que faz. Tem resultados muito melhores do que a maioria do mercado (média levemente superior a 20% ao ano), mas ele tem uma vantagem (injusta ?): ele tem muitos e muitos e muitos anos de mercado. Muitos e muitos e muitos anos de juros compostos trabalhando a seu favor !

Lembra que sempre que podemos, enaltecemos o poder dos juros compostos em nossa formação de patrimônio ? Lembra que sempre que podemos, incentivamos os mais jovens a começar cedo para tirar proveito desta vantagem ?

Pois então … ele fez isso. Começou cedo e ainda está lá … com mais de 70 anos de juros compostos a seu favor.

É, grande parte do que ele “é” e do que ele tem, deve ao fato de ter acumulado anos e anos e anos e anos de mercado. 🙂

Não, isso não tira o mérito de que Buffett é o maior investidor de todos os tempos. Como disse, ele apresenta rentabilidade média superior a do mercado em mais de 70 anos de história ! Foram pouquíssimas as ocasiões onde ele perdeu para o índice S&P500 … Então não temos como negar que o método adotado por ele realmente funciona.

Mas … o que alguns parecem esquecer é que aliado a este alto rendimento, ele tem anos e anos e anos de rentabilidade acumulada …

O que foi mais importante para ele ? 20% ao ano, ou 70 anos com esse desempenho ?

Você já parou para pensar nisso ?

Você já parou e comparou isso com o seu desempenho ? Com o seu histórico ?

Você conseguiu perceber que aos 40 anos ele tinha “apenas” $25 milhões ? ($162MM ajustado pela inflação)

Você conseguiu ver que ele multiplicou em 3.000x o que tinha em “apenas” 45 anos ? Consegue traçar um paralelo direto com o seu plano de aposentadoria … ? 😉

Sim … Ele conseguiu fazer milagre. 😀

Esse é um dos motivos para que você também comece a pensar seriamente no investimento em ações. Não ?

Muitos verão um número ainda mais impactante … Dirão que Buffett ganhou 95% de sua riqueza após ter completado 60 anos …

Consegue imaginar isso ? Justamente quando muitos de nós estaremos nos aposentando, Buffett foi lá e fez praticamente todo o dinheiro que tem hoje: 95% de tudo o que tem veio depois de ter completado 60 anos. (sim, eu repeti de propósito …)

Isso não lhe dá forças para começar hoje mesmo ? Não lhe serve de incentivo para ir atrás de seus sonhos ? Para tentar ir mais longe ? Ir adiante ? Seguir em frente ?

Lembre-se: os juros compostos (e o tempo) trabalham a seu favor !

Use o exemplo de Buffett a seu favor. Não, não leve apenas em consideração a sua estratégia matadora … Lembre-se, sempre, que o tempo lhe favoreceu. Use essa arma a seu favor também ! 😀