Clube do Pai Rico

Habemus 5% !!

É, pode comemorar !! Nunca antes na história deste país, vimos uma taxa de juros tão baixa. (tudo bem que nós, meros mortais, nem cogitamos ver isso sendo ofertado a nós … 🙄 )

5% ao ano !! 😀

Você conseguia imaginar o Brasil como uma taxa dessas ? 5% ao ano … O país dos rentistas (leia: Todos contra os rentistas !!!), do 1% ao mês, onde ganhar dinheiro na segurança da renda fixa era o padrão.

Mas agora tudo mudou … Com 5% ao ano, o retorno mensal caiu para +- 0,35% !! E isso pra quem ficar com o investimento na carteira por no mínimo 2 anos, em algo que pague 100% do CDI, tipo um CDB !! (recebendo 4,25% ao ano …)

Tesouro SELIC ? 4% ao ano … isso para quem ficar 2 anos ou mais ! Se ficar menos de 6 meses ? 3,63% ao ano, ou 0,3% ao mês !! 😯

Poupança ? 70% da SELIC, lembra ? 3,5% ao ano !! (quem manteve a poupança velha está com sorriso largo e 6% ao ano !)

Sim, praticamente o mesmo ganho que o Tesouro Direto

Eu juro que acho estranho ver a galera desdenhando a poupança que agora vai render 3,5% ao ano, indicando Tesouro SELIC que vai render 3,63% … Vai entender.

Mas, agora, quer se assustar de verdade ? Um fundo de renda fixa, que cobra 1% ao ano de taxa de administração vai te entregar 3,4% ao ano !! (para quem ficar 2 anos ou mais) Quem ficar só 6 meses, 3,1% ao ao !! SIM !! Menos que a poupança …

Neste momento, mais do que nunca, você precisa ficar ligado em algo MUITO importante: os custos operacionais dos investimentos de renda fixa. Taxa de administração, taxa de custódia … Quanto menor é o rendimento “base” do investimento, mais pesado ficam os custos operacionais … 🙁

E claro, eu não poderia deixar de falar sobre …

… a sua ida para a renda variável.

Você PRECISA entender que em um cenário de taxas de juros mais baixas, é necessário aportar parte da carteira em investimentos em renda variável. É preciso colocar parte da grana na Bolsa ! Seja em ações, em ETFs, em FIIs … Você precisa colocar um pouco de pimenta nessa mistura, para que ela tenha a oportunidade de entregar um rendimento mais interessante.

Mas saiba que isso não é garantia alguma de que você ganhará mais dinheiro ! Isso é apenas dar a oportunidade para que a carteira tenha um desempenho melhor. E se você não se der essa oportunidade, precisará de mais tempo para fazer com que a sua grana chegue nos objetivos de longo prazo que você determinou para ela.

Sim … Você precisará incluir um pouco mais de dúvida, em relação à certeza de ganho, para que possa ter a chance de ganhar um pouco mais. E não, investir na Bolsa não é aquele monstro que pintam. Não, não é todo aquele risco que comentam. Não, não para quem estuda e tenta entender como as coisas funcionam. (e só por fazer isso, você já consegue fugir de grande parte das armadilhas do mercado)

5% ao ano ! E ao que tudo indica, em breve vamos mais fundo !! 😀

Prepare-se para sair do seu relacionamento monogâmico com a Renda Fixa. Conheça o Minha primeira vez na Bolsa ! Está na hora de você entrar em Ação !! 😉