Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| 1929

1929 … o ano em que teve início a maior crise econômica mundial de todos os tempos, até a de 2008 … (sim, os efeitos dela ainda serão sentidos por muito tempo, mas torçam para que eu esteja errado …)

São tantas as histórias que ouvimos falar sobre este triste momento, a grande maioria destacando o comportamento das ações no mercado Americano, que o evento já está presente no “folclore cultural” financeiro.

Quem nunca ouviu algo parecido com “quando até os engraxates começam a dar sugestões de compra em bolsa, é porque está na hora de sair de cena” ? Sim: engraxates, cartomantes, palpiteiros de plantão … todos se transformaram em “profissionais de mercado”, cobrando por suas análises onde diziam o que viria a acontecer no mercado. Mas eu nunca havia visto nada parecido com o que encontrei em 1929 (Objetiva, 2013) de Ivan Sant’anna.

Várias histórias, vários relatos

O grande destaque que dou ao livro, além da riqueza de detalhes, é a apresentação do eventos vividos por vários personagens. De grandes investidores, ao engraxate. De quem comandava bancos, à quem investia suas (poucas) economias na poupança – e que também foi afetado pela quebradeira generalizada.

Tive o prazer de ler mais algumas histórias sobre uma figura única no mercado: Jesse Livermore. Investidor que ganhou, e perdeu, fortunas em suas operações, que se destacava dos outros investidores por suas estratégias. Especialmente na venda … 😉

Conheci um pouco mais sobre o patriarca do clã dos Kennedy. Sim, o pai de JFK era destaque no mercado financeiro nesta época. Vi a agonia de uma menina que teve todas as suas economias, e de seu marido, evaporando graças ao uso, indevido, de suas poupanças por funcionários do banco onde seu dinheiro estava. Até Carlitos, personagem de Charlie Chaplin deu seu ar neste livro.

Há alguns dias falei sobre o livro “Os donos do dinheiro“, que também retrata os eventos do final da década de 20, mas com um ponto de vista diferente. Ele focava o lado “origem” do problema, enquanto 1929 se concentra em apresentar o lado “o que aconteceu ?”, “como a vida das pessoas foi afetada ?”.

Não preciso dizer que está é leitura obrigatória para todos aqueles que desejam estar preparados para situações semelhantes … não é mesmo ? Somente conhecendo os fatos, somente vendo o que já aconteceu, podemos nos preparar e evitar (ao menos tentar …) que passemos pelo mesmo problema.

– “Ah, mas isso já aconteceu há quase 100 anos … NUNCA vai acontecer de novo … !

Sinceramente ? Não bote tanta fé nisso … A bolha das .COM, na virada do século, há pouco mais de 15 anos, teve algumas características bem parecidas com as da crise de 29 …

Sério: leia !

1929

Nota do Site:
5 Moedas

1929
Ivan Sant’anna

Editora: Objetiva
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 360
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino