Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| Memórias de um Operador de Bolsa

jesselivermore_200x115

O que posso dizer desse livro ?

Antes de qualquer coisa posso dizer que estava querendo lê-lo há pelo menos 5 anos (um pouco mais se não me engano), mas por ter deixado de se editado não conseguia encontrar em lugar algum. Ah ! Vale dizer também que ele era conhecido, antes da atual edição, como “Reminiscências de um Especulador Financeiro“. Agora ligou o nome a pessoa ? 😉

Bom, o livro é fantástico ! Sem dúvida alguma o melhor livro que já li sobre bolsa de valores. Sempre que alguém disser: “Pode indicar um livro sobre investimento em ações ?” e eu tiver somente uma chance, certamente será ele que indicarei. Sabe livro de cabeceira ? Livro que precisa e deve ser lido sempre, ao menos uma vez por ano ? Acertou, é ele.

Um livro completo: bibliografia de um investidor, conselhos operacionais de um profissional, conselhos da realidade do mercado por quem fazia parte da “turma” e um plus: Ele perdeu tudo em seus investimentos, algumas vezes. Escrito em forma de capítulos curtos, onde várias passagens são contadas em forma de “relato/entrevista” – o que empolga ainda mais a leitura, somos apresentados a Jesse Livermore, um dos maiores especuladores de seu tempo, e após ler o livro arrisco a dizer da história.

Quer aprendizado melhor do que esse ? A cada relato de suas derrotas Livermore ia refinando seu método operacional. E nós tendo a oportunidade de aprender com isso.

Ele não tinha preferência por forma de operar – vendido ou comprado – tampouco pelo mercado, ações ou commodities. O que apresentasse oportunidade de lucro era operado.

Uma das coisas mais interessantes do livro, é que você não perceberia, se não fosse dito, que os fatos, operações e manipulações aconteceram no início do século passado. Sério, se a data fosse omitida, muitos diriam que o que é relatado no livro aconteceu há poucos anos … ou até mesmo menos tempo.

Mas nem tudo são flores na vida deste operador … ele suicidou-se após uma nova falência …

Gostaria de poder apresentar alguns trechos do livro para que vocês pudessem ter um “gostinho” do que pude apreciar, mas é tanta coisa que merece destaque que fica difícil escolher. Destaco os dois últimos capítulos do livro, o aprendizado contido neles já justifica sua compra. São apenas 14 páginas, mas se todos que investem em bolsa realmente entendessem o que está escrito nelas … pode ter certeza que o negócio seria completamente diferente.

Vou destacar um parágrafo:

Existem milhares de pessoas que compram e vendem ações especulativamente, mas o número daquelas que especulam lucrativamente é pequeno. Como o público sempre está, de certa forma, “dentro” do mercado, ele sofre prejuízos o tempo todo. Os inimigos mortais do especulador são: ignorância, ganância, medo e esperança. Todos os códigos civis do mundo e todas as regras de todas as bolsas do planeta não podem eliminar esses inimigos da raça humada. Acidentes que destruíram planos cuidadosamente elaborados também estão fora do alcance dos regulamentos criados por grupos de economistas de sangue-frio ou filantropos de bom coração. Ainda existe outra fonte de prejuízos, ou seja, a desinformação deliberada apresentada como dicas honestas. E, por ela ser capaz de se aproximar de um operador de mercado com vários disfarces e camuflagens, é a mais traiçoeira e perigosa.

Leia, releia. Indique, empreste. Obrigue a todos que você conhece a lerem este livro, eles irão lhe agradecer por isso.

Memórias de um Operador de Bolsa
Nota do Site:
5 Moedas
Memórias de um Operador da Bolsa
EDWIN LEFEVRE

Editora: Elsevier
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 296
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino