Clube do Pai Rico

Livros ||| Como saber se um negócio é bom (antes de fazer negócio)

Releia atentamente o título deste livro, qual será a primeira ideia que lhe vem à cabeça ? “Como saber se um negócio é bom (antes de fazer negócio)”, é voltado ao Mercado de Ações ou ao Empreendedorismo ? Sim, dependendo de sua preferência poderá encarar como sendo de qualquer um dos dois temas, mas este em específico é destinado aos empreendedores. 🙂

Mas como bom chato que sou, amante do mercado acionário, ficava fazendo mil e uma ligações com a compra das benditas ações destas empresas reais, hehehe. 😉

Como saber se você não estará entrando numa fria ?

Ao comprarmos um negócio já existente, temos que estar conscientes de que podemos estar fazendo a “maior besteira de nossas vidas”, enquanto insistimos em acreditar que é justamente o contrário. Muitas vezes as pessoas dão preferência pela compra de uma empresa já formada, com histórico de clientes e negócios, para que alguns passos – os primeiros, e na maioria dos casos os principais – possam ser pulados. Afinal tempo é dinheiro !

Mas e se você acabar comprando gato por lebre, como ficará ? Saber o que olhar, como olhar, quando olhar, é item fundamental na hora de decidir se o negócio almejado é realmente interessante. Se aquilo que você imaginar acontecer “por trás do balcão” é a realidade do negócio que está sendo ofertado, ou não.

O livro, a meu ver, serve perfeitamente como guia para quem deseja se aventurar por estes mares. Será uma tarefa difícil, mas com o auxílio do que foi apresentado poderá atingir o objetivo desejado.

Por exemplo: o que perguntar ao vendedor da empresa em questão ? Só saber o quanto gera não é o suficiente … Existem muitas outras coisas que precisam ser vistas e sabidas pelo interessado na compra. Os motivos da venda, se a empresa tem ou não problemas, se tem dívidas, quem são seus fornecedores, seus clientes, como é a região onde a empresa atua … E esteja preparado para que as respostas não sejam totalmente verdadeiras. Afinal … na maioria dos casos quem deseja vender uma empresa tem algum motivo para isso. Pode ser um problema entre os sócios (com linhas de pensamento diferentes entre si), pode ser por motivo de “mudança de cidade”, aposentadoria, queda no faturamento, em resumo são muitos.

Fazer um trabalho de detive particular é muitas vezes sugerido nestes casos. Perguntar na vizinhança o que acham da empresa, o que acham do serviço por ela prestado, ver como se comportam seus futuros clientes, ver se eles continuarão sendo seus clientes (afinal a desistência deles pode ser um dos motivos da venda da empresa …). Até mesmo tentar descobrir se o vendedor, que usa como justificativa para a venda a mudança de cidade, realmente mudará de cidade. (se estiver mentindo neste ponto pode ter certeza que há algo de errado com a empresa …)

Não, comprar uma empresa já constituída não se resume somente à análise dos balancetes, ao estudo dos números apresentados, aos resultados obtidos no passado. Por quê ? Porque você estará comprando essa empresa de olho no desempenho futuro dela. Do que adianta ter um resultado exemplar nos últimos 10 anos se as projeções mostram que daqui para a frente não será a mesma coisa ? (analisando o mercado de atuação da empresa você poderá ter uma ideia disso)

Números, números e mais números !

Claro, saiba que isso será uma das tarefas mais importantes na hora de decidir – ou não – pela compra. A análise dos números passados servirá como informação primordial na sua tomada de decisão. Mas não serão os números (isolados) que tomarão esta decisão por você.

Pense no seguinte detalhe: se você já atua no ramo da empresa desejada, se conseguiu identificar uma falha nesta empresa, que sabe que com a correção dele os ganhos serão catapultados … Você deixaria de adquirir o negócio somente por ver em seus balancetes números que não sejam “agradáveis” ? Lógico que não … os números farão parte da análise, serão um instrumento que te auxiliará na tomada de decisão, mas inúmeros outros fatores deverão ser levados em conta. 🙂

Analisar as dívidas da empresa, o seu faturamento, o seu patrimônio, seus equipamentos, seus pontos fortes, os fracos, projetar o lucro futuro com as informações do passado, analisar a viabilidade do negócio, o custo de capital … ver muita, mas muita coisa mesmo, antes de chegar ao valor real da empresa. Não … multiplicar o valor do faturamento anual por 10 não é a melhor alternativa. (mas que de “bate pronto” poderá servir como um artifício para não ficar completamente às cegas …)

Quer uma sugestão ? Dê uma olhada nas primeiras 14 páginas do livro, desta forma você poderá ter uma noção do quão grandes são os pontos a serem levantados.

E como liguei isso com o Mercado de Ações ?

Simples ! Quantas histórias você já ouviu, de grandes investidores, em que o interessado em determinada ação ficou contando quantos vagões da empresa passavam naquela localidade, ou quantos clientes entravam em suas lojas …

Para quem deseja seguir o lado “fundamentalista” do mercado de ações o acompanhamento do lado “real” das empresas é fundamental. Como vimos acima são muitos os pontos que poderão ser analisados e servirão como reforço na tomada de decisão, se compra ou não determinada ação. Lembre-se: os números mentem ! (Alguém falou em Enron … WorldCom … ???)

Todo cuidado é pouco … o papo de vendedor poderá ser fatal numa escolha “mal feita“. E na bolsa temos muitos exemplos disso … não é mesmo ?

Tenha uma boa investigação !! 😉

Nota do Site:

4 Moedas

Como saber se um negócio é bom (antes de fazer negócio)
Paulo Strelczuk

Editora: Novatec
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 224
Acabamento: Brochura
Formato: Médio