Clube do Pai Rico

No dia do vencimento de Opções, posso encerrar uma operação aberta ?

Pergunta:

Oi Zé, tudo bem?
O ultimo de dia de pregão das opções da série b é sexta, conforme dito acima. Minha dúvida é se no dia 17, dia da liquidação, meu strike estiver próximo ao preço da ação adjacente ou posso apenas torcer para não subir e eu ser exercido? No caso de uma venda de Call.

Resposta:

Opa ! Tudo certo Cristiano ? 🙂

Sim … No dia do exercício, a única coisa que acontece é o evento do exercício em si. Ou a Opção entra no exercício, ou ela vira pó.

Assumindo que estamos falando de uma CALL, se o teu strike estiver abaixo do preço praticado no mercado, ela será exercida. Se o teu strike estiver acima do preço praticado no mercado, ela virará pó.

Se você carrega a operação, no caso a venda da CALL, para segunda-feira, a única coisa que você pode fazer é torcer para que não suba e você acabe sendo exercido. Você não tem nenhum poder de manobra. Por isso que é interessante encerrar uma operação na sexta-feira (o último pregão em que elas são negociáveis) quando você se encontra numa situação de que a sua Opção pode ser exercida.

Muitos encerram na sexta (e até mesmo antes) de qualquer forma. Não cogitam levar para segunda. Outros analisam a situação gráfica da ação, se ela tem potencial de escapar do exercício, ou de ir para o exercício. Ainda existem os que só permanecem com a posição vendida, caso a distância entre o strike e a cotação seja aceitável. Uma distância que permita que a ação “ande” na segunda sem colocar em risco a sua venda.

É uma decisão BEM pessoal. Eu me encontro no grupo que só fica vendido se a distância entre a cotação e o meu strike for grande o suficiente para me deixar tranquilo. 😉

Se você não quiser correr risco algum de ser exercido, encerrar a operação no pregão de sexta-feira é a melhor alternativa.

Lembrando: na segunda-feira, dia do exercício, ninguém pode comprar ou vender as Opções da série que estiver vencendo. Como exemplo do dia 17 de fevereiro, o próximo vencimento, ninguém poderá comprar ou vender Opções das séries B e N na segunda. 🙂

Espero ter ajudado ! 😉

Abraços !