Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

O andar do bêbado

 
Calma … não é o que você está pensando. 🙂

Como você sabe, a “briga” entre o que é possível, e o que é provável, é um dos pontos mais importantes no mundo dos investimentos. Muita gente confunde os dois, e acaba embarcando em grandes aventuras desnecessariamente …

Não é porque algo é possível de ocorrer, que veremos ocorrendo. As chances de que realmente ocorram podem ser tão pequenas, que torna aquilo algo quase que impossível de vermos acontecendo. Mas como explicar isso para alguém que está depositando todas as suas esperanças em uma determinada tese de investimento ? 🙁

Mas falando sobre o livro …

Em “O andar do bêbado“, de Leonard Mlodinow, somos introduzidos ao mundo da estatística e da probabilidade de uma forma bem interessante: o autor “mistura” história com matemática e nos traz os principais conceitos do assunto desde o seu surgimento. E claro, os primeiros estudos vieram por causa dos jogos. 😉

Legal ver que naquele momento inicial, a principal barreira acabava sendo justamente o lado da matemática. Afinal, como o mesmo autor fala, devia ser meio complicado fazer as contas usando algarismos romanos ! 😀

Como tudo, o estudo da estatística e probabilidade veio evoluindo aos poucos. E como ele apresenta justamente essa evolução, facilita bastante a compreensão daqueles que nunca tiveram contato com o tema.

O título do livro é uma alusão à aleatoriedade do caminhar de quem está bêbado. Eu sei que não preciso te explicar isso ! 😉

E boa parte da “mensagem” do livro, na minha visão, é justamente isso: muitas coisas são simplesmente aleatórias, e graças à probabilidade, acabam ocorrendo.

Se eu concordo ? Sinceramente ? Não …

Um determinado jogador de baseball conseguir bater um recorde de rebatidas em um determinado ano, ser explicado apenas pelas chances matemáticas disso ocorrer ? Ou então, um determinado gestor de fundo conseguir bater o índice da Bolsa, por 15 anos seguidos, ser uma mera obra da sorte ?

Sim, pode. Pode ? Pode. É possível que alguém consiga obter rendimentos superiores ao do principal índice de ações por mero acaso. Por pura e simples sorte. Mas quão provável é isso ?

Seria quase como aceitar que um médico só consegue ser bem sucedido em todas as suas cirurgias, por pura e simples sorte.

Pode ? Pode … E se pode, você pode pedir para que qualquer pessoa faça qualquer tipo de operação em você. Afinal de contas, você está contando apenas com a sorte do médico. Profissional habilitado, treinado, estudado, com anos e anos de experiência, para fazer exatamente aquilo. 🙄

Você toparia ? Claro que não !

Concordo que existe sim a possibilidade. Mas convenhamos … o treino, o estudo, a experiência, o foco, a dedicação, reforçam as chances de que a coisa dê certo. Não ?

De novo: se tudo é mera obra do acaso, não seria mais preciso ninguém estudar mais nada. Vai que você dá a sorte de dar tudo certo.

 

Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida.

Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebro, músculos, nervos, todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia.

Esse é o caminho para o sucesso.

Swami Vivekananda

 

Algumas pessoas também dirão que esta é a tradução da palavra “sorte“. 😉

 
Gostei MUITO do livro, ajuda bastante na compreensão do tema. Mas essa conclusão final … não, não concordo. 🙂

 

Nota do Site:
4 Moedas

O andar do bêbado
Leonard Mlodinow

Editora: Zahar
Ano: 2018
Edição: 1
Número de páginas: 324
Acabamento: Brochura
Formato: Médio