Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

9.000 pessoas beneficiadas com o perdão de U$15 milhões em dívidas !

 

debt buyers

Vou tentar resumir a história: existem empresas especializadas em comprar dívidas “mortas” de bancos e instituições de crédito. Elas fazem isso, pagando um valor muito abaixo do real valor da dívida. Sim, os bancos perdem dinheiro nesta negociação … Ou melhor, ganham dinheiro com dinheiro perdido. Confusão pouca é bobagem. 🙂

Muitas vezes as dívidas de clientes junto a instituições financeiras não é honrada. Depois de um determinado período sem receber o que lhe é de direito, os bancos incluem o valor destas dívidas em seus balanços como prejuízo e ponto final. Quer dizer … faziam isso, até encontrarem uma forma de faturar com esta perda. Os bancos vendem estas dívidas, que não são mais pagas pelos devedores, para empresas que farão a cobrança do valor. Ou parte dele … O desconto é absurdamente gigante: 99% em alguns casos !

Portanto é um negócio da China para quem compra a dívida (na verdade uma carteira de dívidas, com uma lista de clientes devedores), pois as chances de obter lucro com a operação são muito grandes.

Eu não sei exatamente como está este mercado aqui no Brasil, nem sei se a legislação permite tal negociata … Mas nos EUA, paraíso do sistema capitalista de risco, este é um mercado que movimenta milhões e milhões e milhões de dólares.

Pois bem, convido-o a assistir o vídeo abaixo, onde John Oliver, host do programa Last Week Tonight, nos apresenta uma matéria sobre o caso. Como funciona o mercado, o que ele faz, como faz, de quem compra, de quem cobra, etc etc etc. 20 minutos, em inglês (com legendas do youtube), onde quem não conhecia este outro lado da moeda, passa a conhecer.

Se você assistiu o vídeo, e eu indico que assista, viu que estas empresas usam de meios … “indelicados” e ilegais para efetuar as cobranças. Muitas vezes sem base legal par tal …

Isso existe no Brasil ?

Aqui no Brasil existe uma linha de pensamento que diz para que você, que está afundado em dívidas, nem se preocupe em pagar o que deve a bancos e ao cartão de crédito. Alegam que as dívidas uma hora vão caducar, que irão para o balanço deles como prejuízo, que já é esperado para determinada parcela de clientes, etc etc etc. Em suma: não pague, eles não merecem, são maus.

Não, eu não concordo com isso. É um direito meu, do mesmo jeito que é um direito de quem pensa em usar esse tipo de “artimanha”. Não é ? Mas esse é um papo para outra hora. 🙂

Como disse, não sei se existe este tipo de negociação aqui no país. Não sei se a legislação permite tal coisa. E convenhamos, do jeito que as coisas são por aqui … a coisa sairia do controle na parte da cobrança “independente”. Não acha ?

Você viu o vídeo ?

Ainda não ? Então veja. O final irá lhe surpreender !

A seguir, está o que acontece: Sim !!! Ele perdoou U$15 milhões em dívidas médicas de um grupo de 9.000 pessoas !! Gastou apenas U$60 mil para realizar este feito. Dá para acreditar !?!?
(passe o mouse para revelar)

Foi impressionante. Não ? 😀