Clube do Pai Rico

Livros ||| Monte sua própria empresa de Factoring

factoring girado pq

Há alguns anos a busca por um assunto era “moda” aqui no Clube: Factoring. Muitos eram os que queriam saber mais sobre esta possibilidade de investimento/negócio que permitia um ganho muito acima da média praticada no mercado de renda fixa, por exemplo.

Mas … como a grande maioria dos temas relacionados ao mundo financeiro, pouquíssima coisa estava disponível. Nunca consegui responder direito as perguntas sobre “como funciona ?”, “é legal ?”, “como monto a minha ?”. Bom, se você era um dos que me pergunta algo do tipo, seus problemas acabaram ! 🙂

Sim !! Este é um livro que traz um roteiro completo sobre como montar uma Factoring ! O que é, para que servem, aspectos legais, como montar, como encontrar o cliente, para quem emprestar, para quem não emprestar … Resumindo: tudo sobre Factoring.

Um resumo do resumo: uma Factoring é uma empresa (sim, precisa ser PJ) que “compra” cheques de outras empresas (ou outros tipos de “dívida”, como duplicatas e notas promissórias) com um “desconto” por causa da antecipação do pagamento do mesmo. Algo do tipo “você paga menos por algo que vale mais para adiantar o recebimento do dinheiro ao seu cliente”. Claro, isso é o resumo do resumo de forma bem “direta”. 😉

Algo totalmente legal !

Muitos ficam com esta dúvida: “Factoring é algo legalizado ?”. Sabe por qual motivo têm está dúvida ? Confundem com o negócio de agiotagem …

E quer saber ? Esta é uma dúvida coerente ! Por quê ? Porque muitos agiotas se travestem como empresas de Factoring para agir de forma ilegal. Alguns até chegam a criar a empresa de Factoring, mas oferecem o serviço de factoring, propriamente dito, e o de agiotagem.

As empresas de factoring podem não podem emprestar dinheiro, a única coisa que podem fazer é comprar os pagamentos futuros de outras empresas (sim, somente de empresas) em troca de um percentual do valor negociado. Já os agiotas …

Para quem emprestar ? Para quem não emprestar ?

Esta é a principal dúvida do empresário do setor de factoring. Somente os que encontram as melhores respostas é que poderão encontrar o sucesso neste negócio. E saiba que até mesmo os melhores sabem que encontrarão clientes tidos como bons que poderão tentar passar a perna neles.

A leitura do livro me mostrou muita coisa que eu realmente não imaginava que pudesse acontecer neste meio e que fez entender como muitos empresários do ramo acabam quebrando … (por mais “fácil” que o negócio possa parecer)

Gostei bastante do que li e digamos que com o conteúdo do livro consegui “expandir meus horizontes” com a possibilidade de um novo ativo … 😉

Se você também se interessa sobre o tema, se gostaria empreender na área, a leitura deste livro certamente lhe ajudará muito.

Factoring

Nota do Site:
4 Moedas

Monte sua própria empresa de Factoring
Domingos Gondek

Editora: Ponto Vital
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 225
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Hotmart