Clube do Pai Rico

Solicite o seu agora mesmo!

Como declarar as Opções vendidas (na virada do ano) no Imposto de Renda ?

Pergunta:

Boa noite Zé, você tem algum artigo falando como declarar opções vendidas no IR? A situação seria eu permanecer vendido na mudança do ano fiscal.

Resposta:

Opa ! Tudo certo Julio ? 🙂

Você deverá ir na seção “Dívidas e Ônus reais“, utilizando o código “16 – Outras dívidas e ônus reais“. Na discriminação deve apresentar a posição vendida no último pregão do ano e que passará para o ano seguinte.

Exemplo: PETRM22 – quantidade vendida 1.000 – preço médio de R$0,35 (total: R$350,00), opções da empresa Petróleo Brasileiro SA CNPJ etc etc etc, custodiadas na corretora XYZ CNPJ

Lembrando que o preço (a cotação da Opção) a ser usado, deverá ser o preço médio da sua posição. E não o valor do fechamento no último pregão do ano. 🙂

Espero ter te ajudado ! 😉

Abraços !

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: Mercado subiu alguma coisa, mas nem tanta …

Já a PETR4 … 🙂

E a impressão que tenho, é que se não fosse por ela, o Ibovespa teria apresentado queda ontem.

Bom, por enquanto nada de novo. Permanecemos com o suporte na região dos 118k, e um querendo ser criado e “confirmado” na região dos 116.800 pontos. A resistência permanece nos 120 mil pontos, com a maior na região dos 121.500 pontos.

O que vamos fazer ?

Não faço ideia … Até mesmo porque hoje é sexta-feira. E você já sabe que sexta é dia de … 😉

Vai “obedecer à regra” ?

Fiquemos de olho …

 

Karina Amancio de Lima – aluna Minha 1x na Bolsa, do Double PUT Double CALL e do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Adeus bandeira vermelha !!

Boa notícia ! 😀

A partir do próximo dia 16 de abril, a nossa conta de energia elétrica ficará mais leve, mais barata. Mas não, não será uma redução nas tarifas … O problema era outro. 🙄

Graças à falta de chuvas, tivemos um grave problema de escassez hídrica. Um dos piores dos últimos muitos e muitos anos.

Com isso, o nível dos reservatórios baixou, baixou e baixou. Muitos chegaram a níveis nunca antes vistos, e a geração de energia das nossas hidroelétricas acabou sendo comprometido.

Como a bola não para, precisamos encontrar outra fonte de energia para substituir a que está em falta. A solução temporária (que sempre é usada e já virou padrão – o que a faz deixar de ser temporária ?) foi recorrer à geração termoelétrica. Mais cara que a hidráulica, mas se é o que temos, é o que temos.

Para custear a inclusão destas novas usinas no sistema nacional de energia, sem que fosse preciso aumentar as tarifas como um todo, o governo ativa nestes períodos as bandeiras tarifárias. Ao todo, eram 4:

Verde: é o nosso padrão, sem custos extras

Amarela: adiciona R$0,01874 por kwh consumido

Vermelha 1: adiciona R$0,03971 por kwh consumido

Vermelha 2: adiciona R$0,09492 por kwh consumido

Isso, eram … A crise atual foi tão grave que precisaram criar a “bandeira escassez hídrica” ! Nela, o custo extra por kwh consumido é de R$0,1420 🙁

Resumo da ópera, a conta de energia elétrica tem vindo mais pesada (bem mais) do que gostaríamos.

Mas, graças a São Pedro, as chuvas vieram. 🙂

E vieram mesmo. Tanto que praticamente todos os reservatórios se recuperaram, atingindo capacidades que há tempos não eram vistas. 😀

Com isso, como disse antes, a partir do dia 16 de abril, teremos o fim da bandeira de escassez hídrica. E o melhor: saltaremos direto para a verde novo !

Não sei para vocês, mas eu gostei da notícia. 😉

Pouco mais de R$100 que serão liberados mensalmente por aqui. E isso me leva a te fazer uma pergunta: o que você fará com a grana extra que sobrará após a mudança ?

Diga nos comentários qual será o destino dado à sua sobra de caixa ! 🙂