Pago minhas dívidas ou uso o dinheiro para investir ?

Pergunta:

Olá,
tenho 26 anos e depois de 5 anos morando sozinha e ganhando bem voltei a morar com meus pais pois fiquei desempregada e as dívidas só foram se acumulando, já que não investi em nada nesse período.

Hoje trabalho no comercio, ganho 1000,00 reais por mês, e separei 200,00 reais esse mês, mas não sei onde investir. Tenho uma divida no banco de +ou- 8000,00, uso esse dinheiro para pagar a divida ou invisto? E qual a melhor forma de aplicar esse valor? (ou um pouco mais, visto que ainda não fiz grandes cortes no meu orçamento).

Desde já obrigada pelo excelente blog e por todo conhecimento que podemos tirar dele.

Resposta:

Bom dia Loirys,

Situação complicada, e que vejo se tornando muito frequente nos últimos tempos. 🙁

A situação está bem apertada para muita gente, e o caminho de volta para a casa dos pais acaba sendo uma das alternativas mais “tranquilas” e seguras a se escolher. O motivo do “tranquila” nem precisa de muita explicação, não é mesmo ? 😉

Uma dúvida MUITO importante a sua. Quitar parte da dívida ou investir … Para muitos a resposta é imediata. Para outros é preciso um pouco de reflexão. A resposta instantânea é: abata a dívida !

Por que abater a dívida ? Simples: a taxa de juros atrelada a ela (ou elas) é, na grande maioria das vezes, muito superior a de qualquer tipo de investimento que esteja disponível para nós investidores comuns. Portanto, se você não usar esse dinheiro que sobrou para quitar parte dela, verá o valor da dívida aumentar e aumentar.

– “Ah, mas pelo menos estarei investindo … e meu dinheiro também crescerá !“. Sim, crescerá. O problema é que crescerá num ritmo MUITO mais lento que o da dívida. Não existe muita lógica nisso …

Mas acredite … Esta é a justificativa encontrada para o grupo que normalmente precisa refletir um pouco sobre a decisão a ser tomada. Estas pessoas enxergam a criação do novo investimento, adiando o pagamento da dívida, como forma de se proteger contra eventos futuros. Já falei sobre isso em um outro artigo aqui do Clube. Indico que leia: Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?

De nada adianta esta segurança aparente … Você estará perdendo dinheiro no final das contas, do mesmo jeito. Essa dúvida só existe por causa da nossa necessidade de encontrar uma situação mais confortável do que a atual. E como somente um colchão de segurança nos impediria de precisarmos passar pelo mesmo problema, achamos que a criação, mesmo que na hora errada, acabe nos ajudando.

Quitar as dívidas, da forma mais rápida possível, é a melhor das alternativas. Dê prioridade às que tiverem as maiores taxas de juros, são elas que roubam o seu dinheiro mais rapidamente.

Uma estratégia que ajuda bastante na hora de pagar as dívidas, como bem lembrou o amigo @corghi, é a troca de dívidas mais caras por outra(s) mais barata(s). Esse foi o tema de um post mais antigo aqui do Clube, de 2012. (mas que é completamente atual: Troque as dívidas caras por outra(s) mais barata(s) !)

Sabedores disso, agora é hora de um outro ponto do teu texto: “ou um pouco mais, visto que ainda não fiz grandes cortes no meu orçamento”. E o que está esperando para fazer isso ? 😀

Indico que você dê uma olhada na seção “Economia Doméstica“, onde já publiquei vários artigos que abordam justamente essa parte tão importante batalha contra as dívidas. Pontos simples e fáceis de serem implementados e que fazem uma boa diferença no final do mês. 😉

Espero ter lhe ajudado !

Abraços !

ps: como sempre existe um exemplo para tudo … Aqui um post onde a manutenção da dívida, deixando de pagá-la, dando preferência por investir, se mostra viável.

Uma experiência pessoal minha: Como comprei um carro financiado e ainda ganhei dinheiro com isso. 😀