Clube do Pai Rico

Pensamento do dia – Rocky Balboa

Ninguém vai bater tão forte como a vida, mas a questão não é o quão forte você consegue bater. É o quão forte você consegue apanhar e continuar seguindo em frente. É o quanto você consegue aguentar e continuar seguindo em frente. A vitória é feita assim. A vida já é difícil normalmente, mas, em alguns momentos, ela pode até te derrubar. No entanto, é preciso levantar sempre.

Rocky Balboa

 

Pode até parecer clichê … mas não consigo ler/ouvir/ver esta cena sem pensar no mercado financeiro, no investimento em Bolsa.

De nada adianta você ganhar fortuna em Bolsa, ganhar, ganhar e ganhar, se na primeira “pancada” que ela te der, você for a nocaute … 🙁

Para ser um investidor de sucesso na Bolsa, você precisa saber aprender a sobreviver nela. Precisa, além de lucrar e acertar seus trades, aprender a perder. E sim, haverão momentos em que você perderá dinheiro nela …

Lembra da minha história, da minha experiência ? Era 2005 quando perdi TUDO o que tinha … Era uma operação de venda de ações (alugadas), uma venda alavancada de ações (3x o meu patrimônio !!). Mas isso não era o real problema … O maior erro foi eu fazer isso sem ter uma estratégia de STOP !! Isso: eu simplesmente vendia e esperava o lucro cair na minha conta.

Funcionou 9 vezes seguidas. Mas na 10ª operação o mercado cobrou o preço do despreparo. (ou seria prepotência ?) A ELET6, ação que eu tinha vendido, começou a subir, subir e subir. No final eu perdi TUDO o que tinha, meu patrimônio todo.

Eu sabia lutar, mas não sabia apanhar … 🙁

Mas a lição foi aprendida. Vi a necessidade de saber que as perdas ocorrem, que de vez em quando levaremos um soco no meio da cara, e que precisamos saber lidar com isso.

Voltei ao treino, desenvolvi um método operacional, uma estratégia de investimento, que pudesse me trazer retorno e proteção ao mesmo tempo. Surgiu o Double PUT Double CALL. 😉

Se você não souber apanhar, e saber que VAI apanhar, as suas chances no mercado despencam …

Aprenda a apanhar e como sobreviver às pancadas !! 😀