Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Pergunte ao Pai Rico – 107

Pergunta:

Olá,

Com relação a aplicação na poupança, é melhor aplicar sempre na mesma data, ou a data da aplicação não influência no rendimento?

Obrigado.

Resposta:

Boa tarde Mario,

A poupança é um “bicho estranho” em relação aos seus rendimentos, ao menos pra mim, hehehe. 🙂

Ela tem uma pequena variação de rentabilidade entre os dias do mês, mas exatamente como funciona essa variação eu não sei. Não tenho ideia de porque as com aniversário hoje rendem 0,5427% e as que quem a data de amanhã como “aniversário” renderão 0,5464%. ( para você ter ideia as com aniversário no dia 3 tiveram uma correção de 0,6227% … bastante diferença não é mesmo ? )

Mas elas costumam “flutuar”. Dê uma olhada aqui e veja o comportamento do ano de 2010.

Já sobre ser melhor ou não depositar sempre no mesmo dia, tenho uma posição bem clara em relação a isso – e acredito que ela é dividida por muitos de nossos colegas.

Prefiro que os depósitos sejam feitos aleatoriamente, sem data certa. Se puder, tenha depósitos feitos cada mês num dia diferente. Deixa agora eu detalhar a minha resposta, explicar o por quê. 😉

A caderneta de poupança só recebe correção na data de aniversário. Se o depósito foi feito no dia 3 de um mês, ela só será reajustada no dia 3 dos meses seguintes. E justamente por isso é interessante termos vários dias de aniversário. Explicando: se você precisar tirar uma parte do dinheiro em um dia qualquer … dia 2 por exemplo, o dinheiro será sacado e ele não terá correção nenhuma desde a última que foi feita. Você terá ficado com o dinheiro parado por praticamente 1 mês inteiro e não receberá nada por isso. Certo ?

Quando você tem uma caderneta com várias datas de aniversário isso melhora um pouco. 🙂

Faça de conta que você tem 3 “datas base” para o depósito: 5, 15 e 25. Você sempre faz os depósitos em um destes 3 dias do mês, ok ? O que aconteceria no caso acima ? Você precisando sacar uma fatia do capital, no dia 2. O saque ocorreria da parcela dos depósitos feitos no dia 25. ( todo o bolo formado pelos depósitos que ocorreram no dia 25, não importa o mês )

Dessa forma, ao invés de perder praticamente 1 mês inteiro de rendimento, você perderia apenas 1 semana. Entendeu por que separar ? 😉

Quanto mais dias você tiver, menor a chance de perder tempo sem rendimento. A caderneta de poupança é “esperta” e sempre saca do “pacote” da data de aniversário mais próxima. Se o valor ultrapassar o valor acumulado neste “pacote” ela vai no próximo. ( no caso do nosso exemplo, ela primeiro sacaria do dia 25 e depois do dia 15 )

Assim você consegue aproveitar um pouco melhor e recebe o máximo de rendimento possível. 😀

Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br


Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico