Pergunte ao Pai Rico ||| 145

Zé,
Se você tivesse que fazer um financiamento de um apartamento , e também trocar seu carro e tivesse um certo dinheiro na poupança, vc usaria o dinheiro da poupança todo para abater o financiamento do AP, e então financiaria parte do carro, ou pegaria um pouco da poupança para não ter que financiar o carro, e financiaria um pouco mais no AP?

Abcs
Joao

Boa tarde João,

Vou partir do pressuposto de que já deu a entrada no financiamento dos dois bens com uma parte de sua poupança, e a dúvida seria referente a melhor forma de usar o que sobrou dela, ok ?

A “melhor” forma de usar o dinheiro que sobrou é quitando parte da dívida mais cara. Se a taxa de juros do financiamento imobiliário for maior do que a do automóvel, antecipe as parcelas do empréstimo do imóvel. Se a taxa maior for a do carro, use o dinheiro para quitar o máximo possível de parcelas do financiamento do carro. Nessa hora você precisa comparar os custos de cada empréstimo isso é o “mais importante”.

Um outro item a se olhar, especialmente nos financiamentos dos carros, é que às vezes dando uma entrada um pouco maior a taxa de correção do financiamento tem uma queda drástica. Em alguns casos a taxa cai de 1,5% ao mês para 0,5% – hoje em dia não vemos mais … mas antes tínhamos casos onde uma entrada um pouco maior te proporcionava “juros zero” no financiamento do restante. (isso para o caso de ainda não ter dado a entrada …)

Na sua pergunta: “ou pegaria um pouco da poupança para não ter que financiar o carro, e financiaria um pouco mais no AP ?” a resposta continua dependendo da taxa apresentada. Se for uma taxa bem pequena pode valer a pena você financiar o carro e diminuir um pouco o saldo devedor do financiamento do imóvel. Como disse, tudo depende das taxas oferecidas … Concordas que não adianta fugir do financiamento do carro, se a taxa for de 0,5% ao mês enquanto o do imóvel tem uma taxa de … 1% ao mês ? (só exemplo … só exemplo …)

Mas a melhor alternativa mesmo é você aprender a trabalhar melhor o seu dinheiro. Dê uma olhada no artigo “Como comprei um carro financiado e ainda ganhei dinheiro com isso” e veja se essa não seria a melhor alternativa de todas ? 😉

Abraços !