Pergunte ao Pai Rico ||| 218

Olá Zé,
gostaria de saber qual a melhor opção de investimento para aquele dinheiro de reserva para os momentos difíceis, vulgo colchão. Lembrando que ele precisa de certa liquidez e que a renda variável não é a mais indicada por causa da oscilação do preço. E com a taxa de juros a 9% a poupança está rendendo mais que o CDB. Então Zé, qual é a sua sugestão para aplicar esse dinheiro onde eu tenha um rendimento superior o da poupança?

Boa tarde Igor,

Sinceramente ? Está cada vez mais complicado de se encontrar algum investimento “sem riscos”, que aceite aportes de baixo valor, e que rendam mais (ou a mesma coisa) que a poupança. A disputa está muito próxima, acirrada de verdade.

Por exemplo … levando-se em conta o pior caso, que seria um investimento de renda fixa com o IR máximo de 22,5%. Com ele rendendo 100% do CDI, ou algo muito próximo a 9% ao ano, partiríamos de um retorno de um rendimento anual de aproximadamente 7%. A poupança rende 6% + TR. (em 2011 ela rendeu 7,5%)

Sentiu o drama neh ? Como você disse ela já ganha (ou empata …) até mesmo do CDB que não tem taxa de administração alguma. Um fundo de renda fixa teria essa taxa …

Portanto, a meu ver, o melhor lugar para se deixar o dinheiro destinado ao colchão de segurança é realmente a poupança. Claro, isso até que a mudança no rendimento dela ocorra. Sim, isso tem que acontecer. Ou a poupança diminui sua rentabilidade ou a taxa SELIC precisará aumentar. O que vai ocorrer ? Não sei. 😀

Para quem quer se inteirar um pouco mais do assunto, aconselho dar uma olhada nos seguintes artigos:

Formando o seu colchão de segurança
Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?
Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?
Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico