Pergunte ao Pai Rico ||| 232

Olá! Excelente o post. Há algum tempo havia pensado nisso e ainda não tinha encontrado algum artigo de qualidade falando a respeito! Primeiro, parabéns pela excelente decisão. Tenho uma pequena dúvida… Vamos dizer que eu me encontro na mesma situação que você, porém, que eu consiga ter um rendimento de apenas 0,8% ao mês. Nesse caso, seria interessante o financiamento para “minimizar” os juros de 1,4% do financiamento? Para simplificar a ideia, seria algo como “perder menos dinheiro”. Estou levando em conta que não haveria um “super desconto” para o pagamento à vista. Abraços!

Bom dia Felipe,

Obrigado ! É impressionante como um pensamento um pouco diferente gera tanta discussão. 🙂

(muitos me chamam de louco por ter feito isso, por ter apresentado isso aqui no site, por ter sugerido fazer isso 😯 …)

Olha … para saber se realmente vale a pena num caso como o teu, será preciso fazer algumas contas. Por exemplo, precisaremos saber o valor da parcela. Com ela saberemos qual será o custo total do financiamento. Com esta informação podemos fazer uma tabela onde o dinheiro inicialmente aplicado – lembre-se que a sugestão é ter o dinheiro necessário para o pagamento à vista, mas fazer o financiamento – será corrigido pela taxa de juros, no caso 0,8%, incluindo-se o saque necessário para o pagamento da parcela mensal.

Sem ter esta informação em mãos fica um pouco complicado … mas é possível chegar numa conclusão muito importante: só valerá a pena se o rendimento da aplicação for suficiente para a quitação do boleto mensal. (ou algo muiiiito próximo disso)

Por exemplo, a ideia de “perder menos dinheiro” não é válida, afinal existe a opção de não perder dinheiro, que seria o pagamento à vista.

No caso sugerido por ti, seria necessário “beliscar” o bolo todos os meses, pois o rendimento é inferior ao valor da parcela. Desta forma o capital inicial acabaria bem antes do final do financiamento e você precisaria colocar dinheiro “extra” do próprio bolso.

Portanto a sugestão é sempre: “só vale a pena” (percebeu as aspas, correto ?) se o rendimento for superior ao valor do boleto. Lembre também que é importante compararmos o rendimento da aplicação em reais, e não o rendimento percentual da aplicação com o do financiamento.

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico