Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Pergunte ao Pai Rico ||| 267

Pergunta:

Boa noite Pai Rico!

Estou começando a “pegar o jeito” com compra e vendas de ações e acho que está na hora de uma “alavancada”.

Minha corretora cobra as seguinte taxas sobre compra alavancada:

Juros: 4% ao mês – o cálculo é proporcional ao montante diário (dias úteis) utilizado.

IOF: 0,0082% ao dia (incide sobre o valor financiado e é calculado por dias corridos).

IOF Adicional: 0,38% (incide a cada novo financiamento utilizando a Conta Margem).

Minha dúvida é, estas taxas são normais? Dá impressão que metade do que eu ganhar vai pra corretora (não digo que é injusto) mas gostaria de saber se existem taxas mais vantajosas por ai 🙂

Obrigado!


Resposta:

Bom dia Mizael,

Caramba … o que posso dizer sobre a tua pergunta … ? Quero dizer algo simples, de fácil compreensão, que fique marcado para sempre em sua mente … Hummm … deixa eu ver …

– “É uma cilada Bino !!

Fuja ! Corra ! Não olhe para trás, senão você será transformado em uma estátua de sal !! 🙂

Sério, sei que a tentação de dinheiro “fácil” – ao menos o acesso a ele – é grande, acho que é mais forte do que o canto das sereias que os navegadores tanto temiam … mas o fim é parecido.

4% ao mês ?! Não sei se esse é o preço “médio” aplicado no mercado ou não, mas é um valor absurdo ! Você já parou para fazer as contas de quanto precisará ganhar para ter algum lucro em uma operação que venha a fazer uso dessa alavancagem ? O seu 0x0 virá somente após você ter feito 5%!! É impossível ? Não, mas bem improvável …

– “Mas Zé, você não afirma que ganha – em média – 5% num mês ?

Sim, afirmo e faço. E justamente por isso digo: fuja dessa tentação ! Não sei exatamente o quão “jeitoso” você já está com o mercado … e dependendo do nível atingido, 5% ao mês é um objetivo bem “exagerado”.

Sinceramente ? Usar uma alavancagem que te exija 5 p.p. do teu lucro só é viável para quem consegue obter uma rentabilidade média de … uns … 10% ao mês. Conhece alguém que consiga obter (e apresentar uma média constante) um rendimento desse ?

Não, não vale a pena fazer uso desse tipo de ferramenta se o teu custo é tão alto e te impões um risco extra na operação. Sim, risco extra … afinal de contas, se não conseguir obter um retorno acima de 5% na operação, ela será de prejuízo.

Um conselho ? Continue com o arroz com feijão … pode até “parecer” mais devagar, mas é bem melhor do que usar esse tipo de complemento alimentar. 😉

Com a experiência que você for adquirindo no mercado, verá que existem outras alternativas que te oferecem um poder de alavancagem até superior do que o dinheiro em si, com um risco “menor” – ao menos mais controlável – e um custo infinitamente inferior. 🙂

Uma dúvida: foi você que foi atrás das informações sobre essa alavancagem ou foi a sua corretora (ou alguém dela) que te ofereceu ?

Abraços !


Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico