Pergunte ao Pai Rico ||| 292

Ola,

No fim do ano traçamos varias metas, e a minha no fim de 2011 foi me concentrar em buscar conhecimento sobre empreendedorismo, e através dai, cheguei também na Educação Financeira, e hoje sou outra pessoa! 🙂 Por isso ja agradeço o material disponibilizado aqui no Blog! Obrigado mesmo e Parabéns!

Minha questão é a seguinte, tracei uma meta para Dezembro de 2013, que é dar um lance em um consórcio que tenho e fazer uma viagem. Calculo que precisarei para a Viagem de R$5000 e pro Lance R$12,000. Sendo assim queria saber qual a melhor opção com prazo de 12 meses, e queria ja de descartar a Poupança, justamente pela Liquidez, quero algo que eu não possa mexer antes do prazo definido e que tenha alguma rentabilidade! Muito Obrigado pela ajuda de sempre!

Abrassss!!

Bom dia Paulo,

Opa ! Esse foi um ótimo presente de Natal ! Saber que o Clube te ajudou a cumprir suas metas de ano novo, para 2012, é mais do que gratificante ! 😀

Saber que ele te ajudou (isso, ajudou, o único responsável pela mudança é você) a ser outra pessoa mostra que o trabalho aqui realizado vem dando certo.

Olha … a maior “trava” contra a liquidez da poupança é a sua cabeça. 🙂

Ponha na cabeça que aquela grana está lá trancada, que não pode mexer, e ponto final. Saiba que o destino dela é o x, o y ou o z, e não mexa. Sim … sei que é difícil pra caramba … principalmente para quem está no começo da jornada, mas assumir as rédeas e controlar o psicológico nestas ocasiões é ponto chave para o sucesso a longo prazo do seu plano. 😉

Mas se é preciso um algo a mais, algo que te impeça de usar a grana … que tal um CDB com prazo fixo para o investimento ? Existem alternativas que te obrigam a ficar 1 ano, 2 anos com o CDB antes de resgatar. Quem sabe essa não seja uma boa alternativa ? Terás a trava de acesso ao dinheiro, um “bom rendimento” (em se tratando de renda fixa), sem taxa de administração e perto de 100% do CDI.

O único porém, para essa sugestão é que o dinheiro precisará entrar no CDB em um único aporte … R$5.000,00 em um, e R$12.000,00 no outro … (essa parte você não deixou muito clara, será com aportes constantes ou a ideia era justamente de um aporte único, somente para reserva do capital ?)

Mas de novo eu repito: esqueça a história de “precisa ter algo que me impeça de acessar o dinheiro”, quem deve ter tal tarefa é a sua própria cabeça. Você tem que saber que não pode e ponto final. 😉

Abraços !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico