Quer economizar ? Mantenha-se informado !

Informação e conhecimento podem ser consideradas as ferramentas mais poderosas do mundo, não discussão quanto a isso. Concorda ? Portanto nada mais natural – e que deveria ser obrigação de todos … – do que se manter informado, seja sobre as coisas que acontecem ao seu redor ou mais especificamente sobre as coisas que você paga.

Pergunta: quando foi a última vez que você entrou em contato com a sua operadora de telefonia para ver se não existia um plano (compatível com o seu) mais em conta ? Ou com a operadora de TV a cabo? Ou em relação a sua assinatura de algum revista, algum jornal … ? Infelizmente este não é um costume muito comum, faça uma pesquisa rápida entre as pessoas que estão ao seu redor e verificará isso. (torço para que você não faça parte dos que não o fazem, hehehe)

Tenho esse costume desde sempre. Há algum tempo falei aqui sobre como consegui economizar mais de R$ 1.000,00/ano com a hospedagem do Clube. Sim … Hum mil reais. E ontem foi o dia de entrar em contato com a minha operadora de TV a cabo/Internet/Telefone para ver o que existia de novo. Veja, não faço isso somente para tentar economizar, faço o contato para ver se não existe nenhuma novidade que possa me trazer mais benefícios pelo mesmo preço. (um exemplo poderia ser a inclusão de algum canal “no mesmo pacote” que você tem contratado, mas por ter outro nome acaba não tendo direito)

Mas a surpresa ontem foi por causa do $$$. Não, não obtive uma economia tão grande quanto a que tive no caso da hospedagem, mas alguém consegue reclamar de um desconto ? 😉

Vi que eles haviam mudado o nome do meu pacote, mantiveram os mesmos canais (exatamente os mesmos, na verdade ganhei um canal extra em HD e os canais de áudio …) e ofereciam um preço mais baixo do que pagava até então. Resumindo, mudei o nome do pacote e ganhei um desconto de pouco mais de 10%. 😀

Mas nem sempre é assim …

Se engana quem pensa que todos os contatos são bem sucedidos. Às vezes o contato é frustrado e vemos que o que temos atualmente é o que oferece o melhor custo/benefício.

Um exemplo disso foi o meu último contato com a minha operadora de telefonia celular. Fui me informar dos novos pacotes, pois gostaria de aumentar o “pacote de dados” da minha conexão 3G, mas vi que os pacotes atuais são (bem) mais caros que o meu e o custo pelo pacote de dados – que não era muiiito maior do que o atual – não justificaria a troca.

Acredito que uma “busca” semestral seja o suficiente, se tiver tempo … por quê não a cada três meses? Mas se for a cada seis já será possível aproveitar as trocas que são feitas pelas empresas.

Veja que não liguei “chorando”

Um detalhe: veja que entrei em contato para ver o que havia de novo, e que essa mudança poderia trazer alguma economia, diferente dos contatos “terroristas” (que em muitos casos nem acho serem errados), que ameaçam de cancelamento do serviço para conseguir um desconto. Sei que isso faz parte da negociação das empresas, sei que eles têm gordura para oferecer esse tipo de “desconto”, mas não costumo fazer uso desta carta, prefiro mantê-la na manga. 😉

Até onde sei não são todos os serviços – do tipo que citei – que oferecem uma concorrência decente, que ofereça serviços semelhantes, no mesmo nível de qualidade, e não se apoie apenas no quesito preço. Quem usa somente a estratégia do preço algumas vezes acaba passando o recado de que sabe que o serviço que oferecem é realmente inferior ao de sua concorrência, mas sabe como é … precisam encontrar clientes. Por que falei isso ? Como poderei usar a estratégia do “então cancela !” se não terei para onde ir caso eles cancelem mesmo ? hehehe

E você, qual foi a sua última experiência nessa área ? 😀