Tesouro Direto: De volta aos estudos !

Ou melhor … início deles. 😉

Após a resposta de ontem, dada ao Marcelus no “Pergunte ao Pai Rico ||| 150“, me toquei de uma coisa: eu realmente não sei “nada” sobre o investimento no Tesouro Direto. Só não posso dizer pura e simplesmente nada, sem aspas, porque sei que existem os títulos pré fixados, os pós fixados, os que são “puros”, os que são atrelados ao IGP-M e ao IPCA, os que pagam somente no momento do vencimento (ou do resgate), os que pagam um “prêmio” semestral (isso é, a correção do título), que a compra é feita via web, através de uma corretora.

Sei também que os títulos negociados no TD podem ter um comportamento de renda variável, como havia falado em “Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?“. Portanto considero o Tesouro Direto como um ótimo investimento de renda fixa, mas para quem vai resgatar a grana somente na data do vencimento do título.

Mas sabe quando você não tem intimidade suficiente com algo, a ponto de falar tranquilamente sobre o assunto ? É o meu caso com o TD … sei, uma parte do básico, mas nunca me aprofundei no tema. Culpa minha … afinal a minha estratégia atual de investimentos é 100% focada em ações. Já investi em fundos de renda fixa e em CDBs, mas por “necessidade”. No primeiro para não deixar a grana parada na conta da corretora em certas ocasiões, o segundo para aproveitar o fato de poder usa-los como margem de garantia em minhas operações de aluguel e venda de ações.

Quer ver um exemplo ? Desde sempre achei, e venho repetindo, que o investimento mínimo no Tesouro Direto era de R$ 200,00. Sempre ! Ouvi isso uma vez, no começo dele, lá para o início da década passada, e até hoje tenho isso como “certo”. Não, o valor mínimo para aplicação é de 0,2x o valor do título negociado, esse valor portanto pode ser maior ou menor do que os R$ 200,00 … existem títulos que “custam” até menos de R$ 100,00 !

Mas isso vai mudar … vou tentar entender direito como funciona. Vou me “aventurar” no universo TD ! 😉

Aqui no Clube é assim, eu mato a cobra e mostro o …

O principal diferencial do Clube do Pai Rico é esse: experiências reais. Falo – e falo muito – sobre o que conheço, sobre o que tenho intimidade, com o que tenho experiência. É isso que traz um “plus” para você amigo e leitor. Falar por falar, somente me baseando na teoria … não dá certo. Isso pode ser encontrado em qualquer canto, em qualquer livro, em qualquer artigo. A experiência não, ela precisa ter existido, a pessoa que falará precisará ter passado por aquilo.

Pode reparar … eu pouco falo sobre imóveis, empreendedorismo ou Tesouro Direto. Não falo porque não é o meu dia a dia. Já com ações e Educação Financeira propriamente dita … dai o buraco é mais embaixo. 🙂

O pouco que conheço do TD me é suficiente para dar as orientações corretas, ao menos às que fui questionado até então … Mas não me pergunte como proceder para efetuar a compra de um título, afinal nunca fiz isso.

Mas nada que um pouco de tempo, dinheiro e dedicação não possa mudar. A partir de hoje começarei uma série de posts voltada a minha iniciação no Tesouro Direto, um passo a passo. Tudo o que eu aprender – tudo o que eu tiver que aprender – sobre o investimento será dividido com vocês. Dessa forma aprenderemos juntos. 😉

“Não tem vergonha de assumir isso publicamente ?”

Claro que não ! Sempre falei que TD não era a minha praia.

Teria vergonha é se ficasse pagando de gatão, alegando conhecer o assunto, arrotando mil e uma experiências, quando na verdade isso não era a realidade. Isso não seria eu … não seria o Clube do Pai Rico. 😀

Gostaria de agradecer ao @gustavolud, pois foi após um papo com ele que a ficha caiu. 😀

Mas claro … vou me aprofundar no estudo e vivência do tema, mais para o aprendizado mesmo, pois não mudo minha atual estratégia – 100% em ações – por uma baseada 100% em renda fixa. Quem sabe uma pitada de RF entre no meu caldeirão … quem sabe … só o futuro e a experiência dirá.