Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Iniciando seus Investimentos – Parte XII

Hoje darei início ao tema que muitos de vocês tanto esperaram: Bolsa de Valores.

Por ser um tema bem amplo, farei uma série de posts falando sobre o assunto, mantendo na parte XII.

Mas antes de qualquer coisa … antes de falar o que é, como funciona, como se faz para investir … blá blá blá, eu vou falar sobre um dos pontos mais importantes sobre este investimento. Um dos muitos motivos para eu ter criado o Clube foi justamente este: O de trazer o assunto para mais perto de meus amigos, mas acima de tudo, fazer com que eles enxergassem o investimento em si, e não esse “mar de rosas” que muitos vendem por ai.

Um dos meus maiores temores com o investimento em ações, é o fato de que muitos têm vendido a bolsa como um lugar de lucro certo e fácil. Certo, pois você “sempre vai ganhar”. Fácil, porque é “só comprar e esquecer”.

Este é um tema que já tratei aqui no site diversas vezes, e garanto: Não me cansarei de falar sobre isso enquanto eu sentir que novos investidores podem estar sendo enganados.

Um dos principais problemas, é o fato de que muitos dos novos investidores só viram a bolsa subir … tá … até viram cair, mas muito pouco. Viam o fechamento marcando -2%, e achavam que a bolsa tinha desabado ! Que era o fim do mundo … Posso garantir, se você é uma dessas pessoas, ainda não viu nada.

Por que eu acho que isso é um problema ?
Porque isso traz a falsa mensagem que falei acima: De que é só comprar e pronto. Caso caia um pouco, é só esperar que o mercado volta … “pois as quedas são somente temporárias”.

Isso é um problema muito sério, pois estes investidores poderão ser pegos de surpresa em caso de mudança de tendência. Pois estarão vendo cair, mas ficarão imóveis, pois está caindo agora mas “logo logo” recupera. No caso de uma mudança de tendência isso pode não ser tão verdade …

Entendam que no mercado existem inúmeros interesses, que nós nem fazemos ideia.
Tem um filme que acho ser o melhor exemplo para isso: “O Primeiro Milhão“, mas infelizmente nunca consegui encontrar o DVD dele … nem para alugar nem para comprar. É meio complicado de contar a história do filme, eu aconselho que você veja com seus próprios olhos, e com isso veja o que existe no mercado. E garanto, a situação retratada no filme realmente existe.

Não tem o DVD nem para alugar … nem para vender … mas … passa de vez em quando na TV !
Vejam. Gravem. Avisem seus amigos. Se possível, combinem de assisti-lo em grupo, para uma posterior discussão do que foi mostrado.
( Fiquem tranquilos, sempre que passar, e eu souber, darei um aviso aqui no site ou via twitter)

Posso garantir a vocês, o mercado é muito mais cruel, muito mais sujo, muito pior do que você pode imaginar …
Já vi muita coisa acontecendo … Muita sacanagem … ( das feias ) … e normalmente: Quem pagará o pato ? Você respondeu os novatos ? Os menos preparados ? Os que ainda acreditam nas fantasias sobre o mercado ? Pois você acertou !

Hoje, no primeiro post sobre a Bolsa de Valores, achei por bem começar com um aviso de CUIDADO, pois é isso que você terá que ter no momento que decidir iniciar seus investimentos nesta área.

Semana que vem eu falarei sobre este assunto como “era” para ter falado.
Falarei o que é … como funciona … para o que serve … como investir … Mas posso garantir, entendendo que nem tudo é tão bom como você imagina, ou como te disseram que era, você estará dando um passo gigantesco rumo ao sucesso nos seus investimentos em Bolsa.

Abraços !

Ps: Como você deve ter percebido, este texto foi escrito ANTES de 2008 … mas de qualquer forma, ele é sempre atual. Ok ? 😉

Iniciando seus Investimentos:
( Recapitulando … )

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores