Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Iniciando seus Investimentos – Parte XII.1

Após ter tentado “abrir os seus olhos”, irei ao assunto propriamente dito: O que são ações ?

Bom, a definição mais tradicional é:

Ações são como que pequenas partes de uma empresa. Imagine a empresa como uma pizza, cada fatia dela é um pedaço da empresa, a pizza inteira é a empresa inteira. Então, uma fatia da pizza, é um pedaço da empresa … então este pedaço da pizza seria como se fosse um lote de ações da empresa. Tendo um lote de ações, você terá um pedaço da empresa.

É uma analogia um tanto quanto simplista … mas acredito que serve para exemplificar bem claramente o que seriam as ações …

A partir do momento que você compra um ou mais lotes de ações você terá um pedaço da empresa, proporcional ao tamanho da “pizza”.

Mas como se ganha dinheiro com ações … ?

Existem duas maneiras ( resumidamente falando … ):

– Comprando para vender mais caro ( ou o contrário disso: vendendo para comprar mais barato … )

– Comprando as ações, para ficar recebendo os dividendos que ela vier a gerar.

Fazendo uma comparação com o investimento em imóveis, seria + ou – assim … Quando você compra um imóvel, você pode ganhar dinheiro, ou vendendo o imóvel, ou recebendo aluguel. Os dividendos seriam o aluguel. Uma quantia de dinheiro que você ganharia “sempre” que a empresa tivesse lucro. O “sempre”, porque a empresa pode preferir reinvestir o lucro ao invés de distribui-lo aos seus acionistas.

Não existe valor mínimo a ser investido, até tem, é o valor de 1 ação.

Por exemplo, a ação da empresa xyz custa R$ 15,00, portanto este é o valor mínimo que se pode investir. Se a ação for negociada em lotes, você precisa ver qual é o lote mínimo, com isso terá o valor mínimo para se adquirir um lote. Caso deseje investir um valor mais baixo poderá optar por comprar ações “individuais”. Complicou ? Tá … vamos ver se consigo facilitar as coisas.

Usemos como exemplo a Petrobras. As ações dela podem ser do tipo ON e PN, a diferença entre as duas é basicamente uma: os donos das ações ON têm direito de voto nas assembleias, já os donos de ações PN têm preferência na hora de receber os dividendos. ( Observação: Esta regra das PNs raramente é usada … mas tudo bem … )

As ON são identificadas em bolsa como PETR3, e as PN como PETR4. Estas são as ações vendidas em lotes, no caso o lote mínimo de ações da Petrobras é de 100 ações, mas caso você só tenha o suficiente para comprar 10 ações não tem problema, basta que você adquira ações no mercado fracionário. Portanto as ações vendidas em lote são as PETR3 e PETR4, já as do mercado fracionário, onde você pode comprar 1 ação de cada vez, são identificadas pelo código PETR3f ou PETR4f.

Existe a negociação das ações de lote, e a negociação de ações individuais, uma independente do outro. Claro que o mercado fracionário se baseia nas cotações do mercado normal, o mercado dos lotes, mas não necessariamente ao pé da letra. Nada impede que a PETR4 suba 5% e a PETR4f caia 5% … As duas estão negociando ações PN da Petrobras, mas em mercados separados, são compradores e vendedores diferentes.

Pessoal, isso é só o começo, é apenas uma pincelada, bemmm de leve … este assunto vai longe, hehehe.

Aceito sugestões sobre o tema. Tem dúvidas, sugestões ? É só entrar em contato. =)

Abraços !

Iniciando seus Investimentos:
( Recapitulando … )

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores

XII.1 – O que é ?