Aluguel de ações
O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !




Comentário: Ontem foi um daqueles dias turbulentos ! Mercado desabando, em tudo que é canto, quedas fortes piscando na telinha. Mas alguém insistia em não piscar … o Ibovespa.
Antes de reparar que a atualização da cotação do nosso índice estava congelada, percebemos a diferença entre a cotação do índice futuro e ele. Diferença que é para ser positiva – com o futuro sempre a frente, e que estava negativa naquele momento. Sim, o à vista estava mais caro do que o futuro. 😯
O susto que levei foi grande ! A última vez que isso ocorreu as coisas não acabaram muito bem para uma empresa que fazia parte do índice. Leia os dois posts abaixo para entender como isso é possível de acontecer, e porque aconteceu:
– Algo nunca antes visto por estas bandas …
– E a diferença entre o à vista e o futuro ?
É importante que você leia estes “causos” que volta e meia publico aqui no Clube. É o tipo de conhecimento e experiência que ninguém vai dividir com você. Sim, o Clube é praticamente o único integrante do “mercado” que revela segredos e detalhes que ninguém mais fala. Guardam o segredo (e a informação) numa tentativa de manter o poder centralizado como sempre foi. Já eu prefiro espalhar e dar esse poder ao máximo possível de pessoas. 😀
Quando vi que a diferença era causada pelo congelamento da cotação do Ibovespa uma onda de tranquilidade me atingiu. 😉
Mas em seguida a queda já veio para me acordar. Que tombo, hein dona Petro ? 6% de queda, de novo ? Ainda bem que se recuperou um pouco na reta final. Ela se recuperou um pouco, já o índice se recuperou bastante. Teve um momento em que pensei que fecharíamos no positivo ! Faltou pouco, mas foi mais um dia de queda.
Dia de queda, mas com formação de uma figura deveras interessante …

Um martelo. Um martelo sobre a região de suporte dos 46.500. Um martelo que foi até os 45.276 (a mínima do dia 1º de setembro havia sido nos 45.278) para se recuperar e fazer esse belo padrão de reversão. Praticamente a mesma figura, no mesmo lugar, após testar a mesma região de suporte (os 45.500 citados no Aluguel de ações de ontem).
Para termos a confirmação deste padrão de reversão, precisaremos romper os 46.500 pontos, da mesma forma que precisamos disso naquela do dia 10 de setembro. (que foi quem confirmou a arrancada, com o rompimento dos 48.000)
Vamos repetir a dose e retomar o caminho rumo os 51.000 pontos ? Quem sabe …
Ao menos já sabemos quais são as 2 balizas do nosso mercado atualmente: 45.500 e 46.500. Uma faixa de 1.000 pontos que decidirá o próximo passo. 😉