Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Cartão de Crédito e milhagens: como você lida com isso ?

Muita gente usa e abusa das compras no cartão de crédito por conta dos benefícios por ele gerados. Facilidade no controle das contas, parcelamento sem juros, adiamento no pagamento … Mas, a grande maioria justifica seu uso por conta da milhagem ganha com as compras.

E tem como não pensar nisso ? Os pontos que se ganha com cada compra realizada podem ser transformados em produtos e serviços que precisariam ser pagos. Queiramos ou não, é uma economia “cruzada”. 😉

Sim, é uma economia … mas até que ponto ?

Quanto você gasta por esta “economia” ?

Por exemplo: o seu cartão exige o pagamento da taxa de anuidade ?

Isso já foi tema de outros textos aqui no Clube. Sugiro que você dê uma olhada neles. 😉

– Anuidade do Cartão de Crédito, é chegada a hora da renovação …
– Negociação da anuidade do cartão de crédito – 2º ano
– Quem precisa de uma conta VIP do banco ?

Dependendo de quanto você gaste com essa taxa, a sua “economia” acaba deixando de existir. Em alguns casos, o valor que você gasta anualmente com o cartão do que a pontuação acumulada te permite economizar …

Ah, existem cartões que não cobram anuidade e blá blá blá” … Sim, eu sei que eles existem. O problema é que grande parte destes cartões não oferecem nenhum tipo de programa de pontuação. Dizem que não o fazem justamente por oferecer a gratuidade na taxa de anuidade.

É ruim ? É bom ? O que é mais válido ?

Olha … cada caso é um caso. Tudo dependerá de como você usa sua pontuação. Ou ainda mais diretamente: você usa a sua pontuação ?

Sim, saber se você usa a pontuação é fundamental na hora de escolher qual tipo de cartão deverá ser usado. De nada adianta você ter o cartão que mais oferece pontos do mercado, gastando qualquer valor que seja para ter esta comodidade, se você não acumula pontos suficientes para usar em qualquer coisa … Ou ainda pior: até acumula, mas não os gasta. 😯

Sabia que as operadoras dos sistemas de pontuação contam com isso ? É … os pontos que “caducam” são grande fonte de renda para elas … 🙄

Entender que a decisão pelo tipo de cartão, isento de taxa, mas sem pontos; ou com alguma taxa, que entrega pontos, é um ponto importante na hora de se escolher o tipo de cartão, a operadora, etc etc etc, é importante para quem quer estar em dia com seus números. 😉

Por exemplo … Quando foi a última vez que você usou seus pontos para trocar por algo ? Qualquer coisa … grande ou pequena. Quando foi a última vez ?

E perder pontos por terem passado do prazo de validade. Já ocorreu com você ?

Você consegue enxergar a importância deste aspecto em relação à sua tomada de decisão na hora de escolher o cartão de crédito ?

Por exemplo, eu prefiro os que me tragam pontos. Costumo usar “até a última gota”, hehehe. Quando eles estão por vencer, entro no site onde o “cardápio” é apresentado, e vejo o que é possível de ser trocado. Dentre as alternativas, vejo as que realmente valem a pena. (tentando comparar com o preço de mercado)

Mas se você não usa … Pra que escolher um cartão que gera pontos ? Qual a função disso ?

Você costuma pensar nesse tipo de coisa ? Ou é algo que não faz questão … ?