Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Com 42 anos e U$25 mil em dívida no cartão … Como irei me aposentar ?

O que você faria se já tivesse passado dos 40, com uma dívida consideravelmente alta no cartão de crédito, morando fora do país por 10 anos e prestes a retornar, sem ter conseguido acumular nenhum patrimônio ?

Apenas neste momento você parou para pensar em sua aposentadoria. O que fazer para garantir uma velhice tranquila e quem sabe confortável ? Quais são as alternativas que você teria ? Contribuir no teto do INSS ? Mirar uma Previdência Privada ? “Apostar na sorte” e tentar obter a grana na Bolsa ?

O problema é que o tempo é curto e qualquer erro pode trazer consequências nada agradáveis. Além disso, ainda existe a dívida com o cartão de crédito … O que fazer ?

Esse foi o dilema enfrentado por Fábio Alves e que serviu de referência para o livro “Me acorde quando eu estiver rico !“.

Uma discussão interessante sobre as diversas alternativas de investimento, quais as mais (e as menos) indicadas para quem tem o propósito de se aposentar, sobre a validade de se comprar o próprio imóvel, sobre os valores a serem acumulados para conseguir se aposentar e obter a quantia desejada, sobre como as pessoas encaram as diferentes decisões que tomamos ao longo de nossa vida. Tudo de uma forma simples e realista. 🙂

Como se não bastasse a “arrancada tardia” para o início do plano de aposentadoria, como fazer para quitar a dívida com o cartão ? Por um lado uma dívida em dólares … Do outro uma dívida corrigida por juros infinitamente inferiores aos nossos. Do que abrir mão para que houvesse uma sobra de capital para o pagamento das faturas ?

Abrir mão do cafezinho ? Das viagens ? Das idas ao restaurante ? Onde cortar ?

É engraçado quando percebemos que mesmo quem vivia a realidade americana, com salários mais interessantes do que os nossos, continua enfrentando o mesmo tipo de problemas que todo e qualquer brasileiro encara diariamente. Além disso, vermos como viver na cidade que nunca dorme acaba transformando as pessoas e acaba despertando um lado consumidor que muitos tentam controlar …

Temas interessantes e realistas são abordados no livro, apresentando um ponto de vista que não lembro de ter visto em nenhum outro até então. Ele não foca nos investimentos necessários para chegar lá. Prefere conversar sobre como e porquê chegar lá.

O mais importante é ver que com um pouco de reflexão e cuidado, encontramos solução para tudo. 😀

Claro … talvez seja preciso deixar de lado algo que seja realmente importante para você. Mas, será que é realmente tão importante ? Ou ainda … Será que é mais importante do que uma chance de uma vida mais tranquila e confortável ? (ao menos financeiramente falando)

Abraçar as oportunidades e encarar os problemas de frente. Não existe outra forma de preparamos o nosso futuro.

Caso você esteja enfrentando problema parecido neste momento, indico a leitura. “Me acorde quando eu estiver rico !” pode ser a ajuda que estava te faltando. 😉

 

Descobrindo a bitcoin

Nota do Site:
5 Moedas

Me acorde quando eu estiver rico !
Fábio Alves

Editora: Alta Books
Ano: 2017
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| Descobrindo a bitcoin

Finalmente o Zé vai falar alguma coisa sobre bitcoin !! Aleluia irmãos !!!

Olha … se eu fosse você não ficaria tão empolgado com isso não … Até mesmo porquê eu já falei sobre isso em um outro post: “O que eu acho sobre o investimento em bitcoin ?“. Lembra ?

Por que não se empolgar ? Simples … Não mudei uma vírgula do que penso sobre o assunto. 😯

Cabeça dura ? Teimosia ? Chame como quiser … Eu continuo achando que a coisa é exagerada. Fazer o quê ? 🙄

Ok … A ideia de uma moeda descentralizada, que te permite comprar/vender sem precisar dar satisfação para ninguém, que é aceita em qualquer lugar do planeta, que pode ser carregada para qualquer lugar (sem precisar carregar nada), que começa a ser aceita em inúmeros estabelecimentos comerciais, que tem uma enorme comunidade/usuários para “lastrear” sua validade, etc etc etc … é tudo fantástico.

É maravilhoso viver no futuro. Não canso de falar isso. Mas …

O meu problema com a bitcoin (e demais moedas criptomoedas) é justamente esse mas. Tudo aquilo que usei como justificativa para ser tão bom, serve também para o lado negro da força. E sim, ela é amplamente usada por eles … 🙁

Além disso, existem “2 problemas”: um é a forma torta com que a bitcoin pode ser usada. Outro é a infinidade de outras criptomoedas que surgiram após o sucesso da bitcoin. Já são mais de mil. Literalmente.

A cada dia – praticamente – surge uma nova moeda. Em cada esquina que você for tem alguém bolando a criação de uma. É, parece que virou bagunça.

Tá, eu concordo que a bitcoin tem grande serventia para a humanidade do futuro. (lembra que já estamos vivendo nele ?) Mas será que é o céu cor de rosa que pintam por aí ?

Não sei … eu sinceramente acho que não.

É interessante que vejo muitos comparando a bitcoin com o ouro. Que o ouro só tem valor porque damos valor para ele. Não seria exatamente a mesma coisa em relação ao bitcoin ? Tem valor … porque dão valor. Pode ser. Provavelmente seja exatamente essa a resposta. Mas TANTO valor ? 🙄

Claro que já elegeram o ouro, a prata, o bronze … das criptomoedas. Se nem todos os metais podem ser o ouro, porque nas moedas poderia ? E a briga das outras é grande para assumir a segunda posição.

Outra justificativa para que a bitcoin tenha um valor tão alto é por conta da limitação da moeda. Existe um número máximo a ser atingido. Cada moeda é criada a partir de uma fórmula matemática, através de computadores, e em um determinado momento ela atingirá o limite de 21 milhões de bitcoin. Na hora que chegar em 21 milhões as máquinas param de produzir e só o que existir no mercado ficará em circulação. Sem novas impressões …

A cada dia que passa o poder computacional necessário para se criar uma nova bitcoin é maior. O tempo de processamento … O poder de processamento … E nisso entram os custos envolvidos na criação. Computadores mais poderosos, mais energia elétrica para concluir as contas.

No início as pessoas criavam fazendas de mineração (como é chamado o processo de criação de uma bitcoin) com alguns computadores Pentium. E era o suficiente para isso … Hoje ? Se bobear o Deep Blue da IBM passa um belo de um sufoco para minerar algo. 😉

Essa mineração nada mais é do que a rede que confere e registra os negócios de uso das bitcoin trabalhando. O seu computador faria parte da rede que analisa as informações que estão circulando e faz o registro de novas negociações da moeda. Esse é um dos grandes diferenciais da bitcoin: não existe nada centralizado, nada ligado a uma entidade única. Tudo é em rede, feito pela rede, para a rede.

O livro Descobrindo a bitcoin foca na parte de criação e armazenamento da moeda. Piscinas, torneiras, carteiras – na nuvem ou no seu PC, como minerar, quais os softwares utilizados, quais as melhores formas de proceder. Não, ele não é um livro sobre o trade com bitcoin, ele é sobre bitcoin. É um livro que pode lhe ajudar a entender um pouco melhor o que faz com que o mercado de bitcoin exista, não como negociar nele. 🙂

A parte sobre o que é a bitcoin eu já conhecia, vi em vários documentários, li alguns artigos. Já a parte sobre como minerar, como armazenar, onde obter, etc, foi a primeira vez que realmente vi. Algo que havia considerado como sendo “simples” se mostrou um pouco enrolado a meu ver …

Outra … “um mercado de moedas sem taxas e atravessadores”. Sim, para quem minera pode até ser. Em termos …

Já para quem negocia, para quem compra para uso próprio, me pareceu ter tantas taxas quanto as moedas e serviços digitais que já estamos acostumados. Taxa de armazenamento, de compra, de venda, de transferência … taxas e mais taxas.

Se você gostaria de iniciar um negócio de mineração de bitcoin, esta leitura poderá lhe ser bastante útil. Se você deseja apenas realizar trades com ela … talvez nem tanto. Não por ser uma deficiência do livro, mas por não ser o foco dele. 😉

Descobrindo a bitcoin
Nota do Site:
3 Moedas
Descobrindo a bitcoin
Simone F. da Silva
Vanessa G. Albuquerque

Editora: Novatec
Ano: 2017
Edição: 1
Número de páginas: 115
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| Os mitos do dinheiro

O caminho para a sua Independência Financeira

Pronto, o meu comentário é esse.

Você ainda está aí ? Sério, pode ir. Tudo o que você precisava saber sobre o livro está escrito lá em cima, no começo do post.

Tô falando sério ! O livro do Gabriel Torres fala sobre isso: o caminho para a sua Independência Financeira. Sem enrolação, sem blá blá blá, sem frescura, sem “não me toques”, sem tentar agradar aos mimizentos. 🙂

Um livro que aborda a busca pela Independência Financeira, mostrando o que realmente é preciso para se atingir a Independência Financeira. Você precisará abrir mão de coisas que desejaria ter e não pode. Você precisará abrir mão de coisas que poderia ter, mas não terá. Você verá que as coisas que gostaria de ter, são apenas isso mesmo … “coisas que você gostaria”, mas que não precisa.

Um livro sobre Independência Financeira que mostra que para chegar lá será preciso trabalhar duro e abrir mão de muitas coisas que a maioria aponta como sendo “essenciais”, de “extrema necessidade”, mas que na verdade não passam de barreiras que têm a função de atrasar sua jornada.

É um livro que mostra que mesmo que se você ganhe um ótimo salário, ainda enfrentará dificuldades para se considerar “livre” (em termos de grana), se não houver ao menos um controle básico do seu orçamento. Tanto em termos de documentação, quanto em termos de fazer escolhas na hora de se gastar.

É o tipo de livro que mostra a realidade de quem está/esteve na jornada pela Independência Financeira. E a realidade realista desta jornada. Que mostra as histórias, com erros e acertos, de quem mergulhou de cabeça na ideia e seguiu adiante. Ou você acha que quem chegou lá nunca enfrentou nenhum tipo de dificuldade durante o trajeto ?

É o tipo de livro que não te apresenta uma “fórmula mágica” de como chegar lá. Ele simplesmente aponta as atitudes corretas (e necessárias) para se chegar lá. Todo o resto depende só de você. 😉

Um livro realista, pé no chão. Um livro simples e que vai direto ao ponto. Um livro, e ponto final. 😀

Continue lendo …

Como lidar com pessoas difíceis ?

Que atire a primeira pedra quem nunca se incomodou em seu recinto de trabalho. Seja em relação a assuntos do próprio trabalho, ou de caráter pessoal … A convivência com outras pessoas exige que saibamos lidar com esse tipo de coisa. Precisamos saber que cada individuo tem um tipo de temperamento, um perfil específico. Uns mais fechados, outros mais “abertos”. Uns mais brincalhões, outros mais irritadiços. Uns mais colaborativos, outros mais individualistas …

Cada um é cada um e ponto final. No ambiente de trabalho é onde as coisas costumam complicar um pouco mais, devido a “mistura” de elementos. Cada um com algo a contribuir, oferecendo seus pontos de vista (diferentes) para cada evento ou situação vivida pela empresa.

Quem nunca participou de uma discussão mais acalorada com os companheiros de trabalho sobre um determinado assunto que empacava a pauta do dia, da semana, do mês ? Discussões são saudáveis, mas só quando são levadas por pessoas que têm noção de até onde a coisa pode ir antes de perder a linha. Discussões mudam rapidamente para brigas, e brigas … você imagina o quão ruim elas são para um ambiente produtivo. 🙁

Quem são as pessoas difíceis ?

Elas podem ter diversas características, mas na maioria das vezes são aquelas que fazem brincadeiras na hora errada. Ou então aquelas que NUNCA aceitam qualquer tipo de brincadeira. Podem ser aquelas que defendem suas opiniões até a última gota de sangue, que entram em uma briga até mesmo por causa da posição em que você deixa a caneta em cima da sua mesa. São aquelas que não sabem se portar diante de um cliente importante, parecem estar lidando com os amigos de bar …

Pessoas difíceis são aquelas que são o que são e não abrem mão disso. Preferem iniciar a WW3 a ceder uma virgula. São aquelas que falam mais do que deviam, e que provavelmente se orgulha disso. Acham que falar o que pensam é uma virtude, mesmo que o seja dito venha a ferir alguém.

Em suma: pessoas difíceis são aquelas que aparentemente não conseguiram desenvolver a capacidade de conviver em grupos.

Claro que estas características também aparecem em seus relacionamentos pessoais. Família e amigos sentem na pele … Mas podem ir e vir quando bem entendem. E como já é possível de se imaginar, o mesmo não costuma acontecer em uma empresa … Você pode sair quando bem lhe entende. Mas PODE sair quando bem lhe entende ? Acredito que nem todos tenham tanta liberdade assim.

Como lidar com pessoas difíceis ?

Para ajudar nessa batalha, inúmeros textos já foram escritos sobre o tema. E a Harvard Business School reuniu alguns deles no livro “Lidando com pessoas difíceis”. Vários textos. Vários autores. Várias opiniões …

Continue lendo …

Muito além do merchan !

muito-alem-do-merchan-girado-pq

Uma coisa todos concordam: as mudanças que temos visto acontecer nos meios de comunicação, de uma forma geral, nos últimos tempos são impressionantes. Velocidade, diversidade, qualidade, disponibilidade. Todos tem plena capacidade para se tornar um comunicador nos dias de hoje. Você escolhe a mídia: escrita (blog), falada (podcast) ou em vídeo (youtube). Você cria e um enorme exército de espectadores consome.

Nunca antes na história deste país da humanidade tivemos acesso a tanta informação de maneira tão fácil e prática. Para você ter uma ideia, a cada minuto, 300 horas de conteúdo em vídeo é enviado para o youtube. 😯

É de impressionar, ou não ? 🙂

Para as gerações mais antigas, a mudança ainda não é tão forte. Seus pais ainda não consomem as informações destas novas mídias da mesma forma que você ou seus filhos. Eles ainda dão preferência pelo “bom e velho jornal/revista de papel”, dão boa noite pro Bonner e costumam ir ao cinema ver um ou outro lançamento.

Você (e seus filhos em especial) provavelmente até façam isso também, mas sempre integrando estas mídias com as novas. Tudo ao mesmo tempo, prestando atenção a tudo e a todos. Vê o jornal na TV com um olho na tela do celular enquanto acompanha o twitter e as notícias pulando em tempo real, e o outro vendo as notícias que viu pela manhã passando na televisão … É quase que uma batalha injusta. #SQN

O vencedor é você que tem amplo acesso a tudo isso e cada vez quer mais e mais.

Muitos até chamam a atenção para este fenômeno, onde sofremos uma inundação de informação. É tanta coisa que acabamos nos sentindo exauridos pelo volume, pela enxurrada de dados a que somos expostos diariamente. Saber filtrar é importante e sadio. Mas difícil …

É fantástico !

Não há como negar que isso é fenomenal ! O poder que isso tem, e as consequências disso para o futuro são um mistério. Acredito que um mistério bom, pois abre espaço para coisas que nunca pudemos imaginar. 😀

Mas … tudo isso tem um custo.

Até então, como eram financiados os produtores de conteúdo ? Afinal de contas muito conteúdo de qualidade é produzido de forma gratuita … Mas depois de um ponto a coisa se torna tão grande que passa a ser impossível não profissionalizar o negócio. Falo isso tanto para as mídias “antigas” quanto para as atuais. Com a experiência de um produtor de conteúdo que está nesse meio há quase 20 anos. 😉

Continue lendo …