Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Quais foram as mudanças durante a quarentena ?

Passados mais de 6 meses desde que entramos no modo “quarentena”, o que te trouxe mais tempo para se dedicar aos seus planos que estavam “congelados no tempo” (assim espero !!), pergunto: quais foram as mudanças durante a quarentena ?

Que tipo de mudança, Zé ?

Financeiras. Mais especificamente no lado das despesas.

Na semana passada, recebi a fatura de energia elétrica do mês. Olhando e comparando com o consumo do mesmo mês do ano passado (se você não costuma fazer isso, FAÇA !), reforçou aquilo que venho acompanhando nos últimos meses … o consumo aumentou bastante. 🙁

Quanto aumentou ? +- 30% …

E um detalhe: a única mudança que ocorreu aqui em casa, foi o fato de a Helena (minha filha) estar tendo aulas online !

É … 30% de aumento no consumo (e não no R$ propriamente dito, pois nisso temos a influência dos reajustes na tarifa) só por ela estar em casa. Um computador a mais ligado durante a parte da tarde, televisão ligada na hora em que ela não está em aula (mas que estaria no colégio …) … Nada fora do comum, sem nenhum equipamento eletro/eletrônico novo para ajudar nesse aumento. Nem o ar condicionado entrou em ação ainda ! (somente nos últimos dias, mas ainda não entra na fatura em questão)

De resto, as coisas permaneceram iguais. O meu gasto com transporte é pequeno (para não dizer “zero”), pois fazemos 99% das coisas a pé. Ficando o destaque da mudança apenas na energia elétrica mesmo.

Mas pensei: “Como isso estará afetando as outras pessoas ?

Com isso, estou aqui, para te perguntar: como a “quarentena” afetou os teus gastos com o orçamento doméstico ? O que aumentou ? O que diminuiu ? O que mudou ? Mudou ?

Eu sei que muita gente não estava preparada para essa mudança. Foi preciso comprar um computador para que os filhos pudessem assistir às aulas (e em algumas casas, mais do que um …), câmera, microfone, em alguns casos foi preciso melhorar o pacote de internet que existia … E isso não afetou apenas as crianças, muitos foram os que precisaram investir também para poderem trabalhar em casa.

Portanto, reforço a pergunta: O que você sentiu de mudanças no seu orçamento doméstico, por conta da quarentena ?

Mais gastos ? Mais economia ? Ficou tudo igual ?

Me conta ! 😉