Clube do Pai Rico

Zerando uma venda de Opção, na sexta, corro o risco de ser exercido na segunda-feira ?

Pergunta:

Ola, se eu comprar minha posição vendida em opções call “Americana” na sexta-feira último dia de negociação (de opções) e não for exercida na sexta-feira mesmo … na segunda-feira não posso mais ser exercida?

Grata
Meire

Resposta:

Opa ! Tudo certo Meire ? 🙂

Não, não pode.

Muita gente está fazendo confusão por causa da mudança de regras que ocorreu no mercado de Opções há algum tempo. Falei sobre ela no post: Mudanças na regra de fechamento no lançamento de Opções. Um problema ?

Indico a leitura, pois é assunto importante.

Se você encerrar na sexta, no último pregão onde é permitida a negociação das opções que vencem na segunda-feira, você até poderia vir a ser exercida durante o pregão da própria sexta-feira. Um exercício antecipado … Algo raro de acontecer, mas possível. Mas, na segunda-feira, dia do exercício ? Não. 😉

Não, pois a regra diz que você estará “livre” das obrigações atreladas ao lançamento de uma Opção, no pregão seguinte ao encerramento da operação. Se você encerra na sexta-feira, você não poderá ser exercida na segunda.

De novo: o exercício antecipado é algo possível de acontecer ? É. Mas é algo extremamente raro …

Na verdade, o exercício antecipado acaba gerando uma oportunidade extra para quem foi exercido. Falo sobre isso lá no curso. 🙂

Criou-se um clima de catástrofe por conta da mudança na regra. Muitos simplesmente desistiram de trabalhar com Opções por causa disso … Um erro, na minha opinião.

Não julgo alguém por ter medo de ser exercido de forma antecipada (mesmo sendo algo extremamente raro e que tem uma solução que pode te trazer dinheiro extra, mas tudo bem …), mas desistir ? Ou não sabe aproveitar as oportunidades que “sobraram”, ou existe algum outro motivo (pessoal) que eu não entendo.

Por que eu digo isso ? Simples: se a pessoa tem medo de ser exercida antecipadamente (algo extremamente raro de acontecer, de novo), que opere então apenas Opções do tipo EUROPEU !! Viu, mais simples que isso impossível !!! 😀

E para confirmar que essa é uma das soluções, basta ver como está a listagem de Opções disponíveis para o próximo vencimento, no dia 20 de maio, as E e Q. Nas CALLs, um festival de europeias surgiram ! Algo fora do padrão do nosso mercado, onde o tipo americano é o padrão. Se você olhar a lista, verá que as opções de PETR4 (por exemplo), final ,00 e ,50, são TODAS do tipo EUROPEU. Enquanto as com final ,25 e ,75 são do tipo americano.

Já as PUTs, como é o nosso padrão, são TODAS do tipo EUROPEU.

E isso me leva a uma pergunta: mesmo sabendo que as PUTs são sempre do tipo europeu, por qual motivo a pessoa diz que vai desistir de operar com Opções, por conta da regra do vencimento antecipado. Sério ? 🙄

Se a justificativa era a do exercício antecipado, ela poderia continuar operando somente com PUTs e nunca seria afetado pela mudança …

Portanto, fique tranquila ! Se você encerrar na sexta-feira, não poderá ser exercida no dia do vencimento, na segunda-feira. Se o medo disso acontecer durante o período de exercício, basta operar apenas com opções do tipo EUROPEU e pronto.

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !