Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


STOP !!! – O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ?

Na verdade, o título de hoje deveria ser: “O que o Zé faz para não perder dinheiro na Bolsa de Valores“. Sim, falarei sobre as minhas experiências com o uso (ou não) do STOP. 🙂

Não preciso nem dizer que no início o STOP era inexistente, não é mesmo ? Afinal de contas, para alguém que operava somente baseando-se em chutes e achismos, usar STOP nem era cogitado. Na verdade, nessa época eu nem sabia o que era um STOP ! hehehe

Foram muitos anos sem nem pensar (ou saber do que se tratava) em usar um STOP em uma operação mal sucedida. Isso só mudou após o curso do amigo Nathal. Mudou porque fiquei sabendo da existência da ferramenta … mas quem disse que tinha “coragem” de usar ? Sim … ouvi tudo o que ele falou, vi a realidade do mercado como nunca havia visto até então, mas continuava “congelado” em relação ao uso do STOP. Pensava da forma mais tradicional de todas: Pô, se ficar usando STOP toda hora eu só vou perder dinheiro !

Pensamento errado de quem estava começando, e acima de tudo: de alguém que ainda não tinha feito um acompanhamento preciso de seus trades, o que mostraria a estatística de erros e acertos.

O pior começo possível …

Mas como nada dura para sempre, chegou um momento onde vi que a insistência em continuar negando o uso do STOP erra a maior das minhas falhas. Ok ! É hora de usar o STOP.

Uma nova operação seria iniciada, um sinal de compra surgiu na tela: CESP6 ! A compra foi feita e o STOP determinado. Tudo correu conforme o planejado nas primeiras horas do trade, mas o que aconteceu em seguida … ? O mercado começou a vir contra a minha posição, mas como tinha o STOP definido fiquei tranquilo. A cotação continuou vindo na direção dele … até que … STOP executado. “Pronto, pelo menos agora estou protegido da queda que está vindo” …

Se foi o pior começo possível, você realmente acha que foi isso que aconteceu ? Claro que não !

A mínima deste movimento de queda foi exatamente o meu STOP. O que aconteceu em seguida foi muito gratificante: o papel subiu “só” 20% em dois pregões

Agora me diga: o sujeito nunca usa o STOP, e na primeira vez que usa acontece isso. Você acha que ele voltará a usa-lo tão cedo ? Os que responderam que não, acertaram. Não consegui voltar a pensar no uso do STOP. Muitos de vocês sabem, foram várias as vezes que falei sobre o meu calcanhar de aquiles ser o famigerado STOP.

Mas como digo … nada dura para sempre …

A mudança é uma constante na vida de quem deseja conquistar o sucesso, lembra ? Fui amadurecendo, e vendo o que o uso prolongado do STOP poderia fazer por mim. Isso e uma experiência nem um pouco agradável (que ainda será tema de um dos textos da série) fizeram com que eu adotasse o uso do STOP como obrigação, caso eu desejasse ganhar dinheiro com a bolsa. Ganhar de verdade, de forma constante ao longo do tempo.

Tenha a certeza de que a única forma de se ganhar consistentemente na bolsa, a ponto de poder sobreviver somente dos rendimentos dela, é com a adoção desta ferramenta. É impossível agir de outra maneira. Por melhor que seja sua análise, ela nunca garantirá nada. Não existe 100% de certeza na hora que iniciamos uma operação. Sua análise só aumenta suas chances de acerto, mas garantir 100% de acerto nunca. Por melhor que seja seu índice de acertos, digamos 99,9% das vezes, terá uma operação que poderá dar errado … e dependendo do que for operado, você poderá perder tudo – ou até mesmo mais … – que foi investido.

Passei por muita coisa na bolsa, e toda essa experiência me serviu para aprender isso. Aprender que sem STOP não dá.

Senti na pele, no bolso. Por que você também precisa passar por isso ? Acredite no que eu falo. É mais barato e menos sofrido, hehehe. 🙂

Como complemento ao texto, indico a leitura de dois artigos já publicados aqui no Clube:

Problemas com o uso do STOP ?
Livros ||| Aprenda a Vender e Operar Vendido (neste livro são passadas diversas alternativas de uso do STOP)

Abraços ! E acompanhem semanalmente a série. Aconselho a todos que assinem o Feed RSS e o Twitter, pois desta forma serão sempre avisados quando um novo texto for publicado.

Outros textos desta série:

Um resumão de tudo o que já passei

Não sabendo de nada, segui os outros …

A minha escolha: Análise Gráfica !