Clube do Pai Rico

Atenção para a notícia abaixo !!

Leia a notícia abaixo, atentamente, e depois tire suas próprias conclusões …

TESOURO: pela 1ª vez na história, negociação de papéis ligados à inflação supera prefixados

Brasília, 22/08/2012 – Em julho, pela primeira vez na história, a negociação de papéis ligados à inflação superou a de prefixados no mercado secundário, segundo o coordenador geral de operações da dívida pública do Tesouro Nacional, Fernando Garrido. “Um dos principais fatores para esse movimento foi o vencimento de títulos prefixados em julho, que respondia por uma parcela significativa do total da dívida”, explicou Garrido.

Ele ressaltou que essa inversão ocorreu apesar da negociação dos títulos indexados à inflação (NTN-B e NTN-C) não ter sido recorde. De acordo com dados do Tesouro, a participação desse papéis no volume de negociações foi de 39,97% no mês passado, enquanto a de prefixados ficou em 39,63%. “O recorde do volume de negociações de títulos atrelados à inflação foi em maio”, lembrou.

Naquele mês, a média do volume financeiro diário das operações foi de R$ 6,29 bilhões, enquanto, em julho, foi de R$ 6,19 bilhões. Esse crescimento do volume de negociações de NTN-B foi atribuído, por Garrido, ao maior interesse dos investidores por títulos não indexados à taxa de juros overnight, como CDI e Selic. “Esse movimento de migração de taxas Selic e DI para prefixados e preços já está tendo reflexo no mercado secundário”, disse.

Outro fator que colaborou com esse movimento, segundo o coordenador geral de planejamento estratégico da dívida pública, Otávio Ladeira de Medeiros, foi a rentabilidade. Ele destacou que o IMA-S, que tem retorno próximo do CDI e da Selic, foi de 10,5% no acumulado em 12 meses até julho. No mesmo período, o IMA geral registrou rentabilidade de 19,2% e o IRSM, que representa o retorno dos títulos prefixados, foi de 18,3%.

Também nesse período, os índices ligados à inflação (IMA-C, que representa os papéis atrelados ao IGP-M, e IMA-B, que replica o retorno dos títulos ligados ao IPCA) dispararam 30,3% e 27,2%, respectivamente. “A queda na rentabilidade do CDI e da Selic tem feito investidores migrarem cada vez mais para títulos indexados antecipadamente e aos corrigidos pela variação de preços”, afirmou Medeiros.

Qual é mesmo o tipo de título que venho indicando a vocês sempre que me perguntam sobre a possibilidade de investir no Tesouro Direto … ? Pois então …

Muita gente vem se precavendo de algo que pode vir a ocorrer muito em breve (caso o FED e o BOE venham a realizar os seus QEs …) na economia mundial, ou até mesmo somente por não acreditar que a manobra de rebaixamento das taxas de juros adotada pelo governo dê certo sem as já tradicionais consequências das taxas mais baixas …

É aquela velha história: melhor prevenir do que remediar. Se o povo está correndo para os títulos atrelados à inflação é porque o medo de voltarmos a ver taxas inflacionárias “do século passado” está vivo.

Não custa nada lembrar que um NTN-B ou um NTN-C dá garantia de um retorno real … o que não ocorre com os outros títulos.

O que  acha de ampliarmos a discussão sobre o tema ? O espaço para comentários está disponível justamente para isso ! 🙂