Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Livros ||| Nunca almoce sozinho !

Preciso admitir uma coisa, e ao mesmo tempo entregar um de meus pontos fracos: sou péssimo em matéria de Networking … Vejo muita gente que prioriza a sua rede de relacionamentos antes mesmo de si próprio, e na maioria dos casos só têm vantagem com isso. Já eu …

Costumava brincar que poderiam me enviar para a futura “Missão Marte“, que poderia durar o tempo que fosse que eu conseguiria ficar bem. Para muitos sou quase um eremita, aquele que mora isolado em uma caverna … mas meus amigos sabem que não sou exatamente assim. 🙂

Sim, a leitura do livro “Nunca almoce sozinho !” (Campus/Elsevier, 2005) tinha como principal objetivo me melhorar, trazer benefício próprio acima de qualquer coisa. Quem sabe não seria neste livro que eu poderia encontrar algumas dicas ? 😀

E quão gratificante foi verificar – durante a leitura – que não tenho problemas de relacionamento, mas sim – ao que me pareceu – de cultivá-las. Aparentemente sou o oposto de quem é forte em networking e priorizo, sempre, a mim mesmo. Especialmente o meu descanso, os meus momentos de relaxamento.

Dicas, dicas e mais dicas !

Como imaginado o livro é um depósito de dicas para quem deseja aumentar sua lista de contatos, ou ainda melhorar seu relacionamento com os já existentes com o pouco tempo que nos resta. (esse é um dos meus motivos … o tempo livre uso para recuperar as energias, que não necessariamente seriam recarregadas caso tivesse algum compromisso  “simples”)

Na realidade achei até mesmo um pouco doentio por parte do autor a forma com que ele se comporta na forma de obtenção de novos contatos. Mas quem sou eu para falar qualquer coisa a esse respeito? hehehe

A impressão que tive é que ele fica maquinando 24 horas por dia novas formas de abordagem, além é claro de quem deverá ser abordado. 😉

Mas de qualquer forma achei muito interessante a forma com que ele “rega o seu jardim”, especialmente os que não são da mesma cidade em que mora, são contatos rápidos, para reforço do relacionamento, colocar o papo em dia e ainda assim cumprir com a agenda. Outro ponto que achei interessante – mas não sei o quão eficaz é, no caso de uma má escolha … – são os eventos onde convida um grupo de amigos, um encontro com algumas poucas pessoas, que não se conheçam. Alega que dessa forma consegue manter contato com todos ao mesmo tempo enquanto cria novas ligações para estes amigos. Falei sobre “possíveis problemas” por conta das vezes que vi isso acontecer e a pessoa que é “mais estranha ao grupo”  acabar completamente isolada, torcendo para que o evento acabe …

Ter bons relacionamentos é a base do sucesso !

Não há como negar … você prefere investir em alguém que tenha uma ideia perfeita, mas que sofre de problemas de networking, ou em alguém que tenha uma ideia … digamos “boa”, mas que conheça Deus e o Mundo, e que graças a isso tenha acesso “as chaves da felicidade”. Não não … quem pensou que eu estava pensando no Sr X ao escrever essa frase errou …

É claro que para quem tem relacionamento com as pessoas certas as coisas ficam mais fáceis ! As portas sempre são facilmente abertas para os amigos dos amigos dos amigos dos amigos … Não é verdade ? E isso é ou não um ponto extra para que um empreendimento seja bem sucedido ? 😉

Como disse posso considerar que meu networking não é dos melhores, mas isso é mais por falta de “manutenção” do que por qualquer outro motivo. Mas sei que posso melhorar isso sem mudar muito o meu jeito de ser, várias dicas do livro me auxiliarão nesse processo … Ou melhor, já estão auxiliando ! Claro, se é algo que preciso ajustar, mãos à obra de imediato ! (sim, após a leitura do livro pus em prática alguns dos conselhos que ali encontrei, e garanto que estão surtindo efeito, e sem mudar a minha rotina, hehehe)

Ótima leitura, ótima para quem se considera deficitário neste ponto.


Nota do Site:
3 Moedas
Nunca almoce sozinho !
Keith Ferrazi

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2005
Edição: 1
Número de páginas: 310
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| A arte de ganhar dinheiro

Impressionante !! Esta é a melhor definição que posso dar sobre o livro “A arte de ganhar dinheiro” (Campus/Elsevier, 2011). Ainda mais impressionante é o fato de ser um livro escrito em meados do século XIX !!!! Não importa o quão antigos possam parecer os conselhos dados neles, é tudo 100% atual. Um detalhe: o livro é escrito por um dos primeiros show man que sem tem conhecimento. 🙂

Sabe quando um livro é lido e tudo o que é lido faz sentido, 100% do que é falado faz você pensar e refletir “pô … e não é que é verdade ?” Assim é esse livro.

Se me fosse permitido eu publicaria aqui para você o primeiro capítulo do livro, que na minha opinião foi a melhor aula de Educação Financeira que já tive. Coisa que foi falada há mais de 150 anos e que hoje faz total sentido ! Uma pena que nem todos têm acesso ao que foi escrito … 🙁

Publicado na forma de dicas/regras que se forem seguidas certamente trarão o sucesso, não importando sua área de atuação. Confira-as:

1- Não ignore sua vocação
2- Escolha a localização certa
3- Evite dívidas
4- Seja perseverante
5- O quer que faça, faça com toda sua energia
6- Dependa apenas de seu próprio esforço
7- Use as melhores ferramentas
8- Não coloque seu negócio em segundo plano
9- Aprenda alguma coisa útil
10- Ceda à esperança, mas não seja visionário demais
11- Não disperse suas energias
12- Seja sistemático
13- Leia os jornais
14- Cuidado com as “operações externas”
15- Não seja fiador sem exigir garantias
16- Divulgue seu negócio
17- Seja educado e gentil com seus clientes
18- Seja caridoso
19- Não fale demais
20- Preserve sua integridade

Além de apresentar as dicas/regras e detalhá-las, o livro apresenta a história de vida de Phineas Taylor Barnum, que foi um dos homens mais ricos de seu tempo. Detalhe … quebrou, teve dois incêndios que destruíram seu museu … Então é um livro de alguém falando sobre como ganhar dinheiro ganhando dinheiro. Melhor, fala sobre ganhar dinheiro depois de já ter ganho ! 🙂

Parabéns aos autores – Adalberto Tripoli Barbosa e César Felício – por nos “apresentar” este case. 😉

Ótima sugestão de leitura para quem está dando seus primeiros passos em sua formação financeira ! Ótima sugestão de presente para seus familiares ! Um ótimo livro, de verdade, sem muito nhem nhem nhem.

LEIA-O ! 😀

Nota do Site:
5 Moedas

A Arte de ganhar Dinheiro
Adalberto Tripoli Barbosa | César Felício

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 160
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| Financiamentos de longo prazo

DOP = Dinheiro de Outras Pessoas, esse é um dos pilares do conceito de Independência Financeira passado por Robert Kiyosaki. É usando o DOP que RK consegue fazer o que faz com os seus investimentos em imóveis, é usando o dinheiro dos outros (através de dívidas boas) que Kiyosaki compra seus imóveis para aluguel e cria um Fluxo de Caixa constante para o seu bolso.

Mas ele mora nos EUA, a Meca do crédito barato e fácil … 🙁

Aqui no Brasil as coisas não são tão fáceis como lá, muito menos tão baratas (em termos do custo do capital do empréstimo/financiamento) … não é mesmo ? Sim, definitivamente as coisas lá são muito diferentes das encontradas aqui. Mas … as coisas vêm mudando ! 😀

O problema maior é: como fazemos para chegar no crédito “barato e fácil” existente aqui no país ? (barato é jeito de falar amigos … comparando com o custo do crédito nos EUA e na Europa então …)

É justamente essa a proposta do livro “Financiamentos de longo prazo” (Campus/Elsevier, 2011): mostrar como conquistar linhas de crédito que oferecem taxas de juros – dentro da nossa realidade – a um custo baixo. Um verdadeiro sonho para qualquer empreendedor, não é mesmo ? 😉

O livro faz exatamente o que promete: apresenta um roteiro de como conseguir a liberação de financiamento junto ao BNDES, IFC, FINEP e outras instituições. Mostra o que é necessário para conseguir a linha de crédito, quais tipos de projetos são permitidos para “concorrer” ao capital disponível, o que fazer, como fazer, onde fazer. O autor é da área, portanto é uma literal troca de experiências ! (e tem jeito melhor de se aprender do que assim ? hehehe)

São quase 150 páginas que realmente detalham o processo de obtenção de crédito, em linguagem simples, sem nhem nhem nhem. 🙂

Mas … não é “perfeito”. Senti a falta de um exemplo real (com todos os detalhes necessários para o processo …) de solicitação do financiamento. São dados exemplos, mas não um “mastigadinho”, sabe ? Ao menos eu havia ficado com a impressão de que encontraria isso durante a leitura … 🙁

Tirando isso o livro é um ótimo guia, detalhando os meandros da obtenção de crédito em instituições que consideramos “inatingíveis”, sabe? Que por sinal deixaram de ser tão “inatingíveis” assim após a leitura. 😉

Recomendo !! 😀

Nota do Site:

4 Moedas

Financiamentos de longo prazo
Paulo Gurgel Valente

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 160
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Livros ||| A próxima grande depressão

Se você alguma vez achou que minhas análises têm um tom mais baixista leia este livro e veja o quão “belo” é o cenário que eu traço. Em “A próxima grande depressão” (Campus/Elsevier, 2011) temos a nítida impressão de que o apocalipse está próximo (#2012Feelings ?) e que seremos arrastados pela destruição que se aproxima. 😯

Sério … eu que sou urso assumido (ei, nada de pensar besteira, urso no sentido de operar mais na ponta da venda do que na da compra, ok ?) fiquei com um pé atrás com as previsões feitas no livro. Coisa para enlouquecer quem vai precisar da grana que está na bolsa – e que esteja amargando prejuízo – nos próximos anos …

O pior ? O autor usa dados que realmente fazem sentido, que não parecem ter sido escolhidos ao acaso, que – aparentemente – são verdadeiros e que o caminho da bolsa pelos próximos anos já está traçado. Claro … a amplitude do movimento apontado por ele pode estar errada, mas a direção das cotações parece não estar.

Quer se assustar ? Para Harry Dent o índice Dow Jones chegará perto dos 4.000 pontos !! (para lhe situar ele se encontra hoje, 26/01/12, na faixa dos 12.750 !!) E então, já juntou seu queixo ?

Tudo graças aos ciclos

Como disse, a previsão de Dent parece fazer sentido. Para chegar a tal catástrofe ele faz uso de diversos ciclos (já conhecidos e estudados …) que “coincidentemente” apresentam o seu ponto de inflexão justamente “agora”. Quando um ciclo chega ao fim o mercado em que ele “atua” acaba sentindo o peso da exaustão do movimento, do fim da procura.

Ciclo das commodities (30 anos); Ciclo de nova economia (80 anos); Ciclo demográfico;  Ciclo de tecnologia …

Por exemplo, o ciclo demográfico “rege” o ciclo de gastos da população. No momento estamos chegando no ápice da geração Baby Boom (já citado no livro “Profecias do Pai Rico“), com isso o ciclo das moradias sofre alteração, bem como o de gastos “como um todo”.

Fica difícil para que eu entre em maiores detalhes … pois são quase 350 páginas que explicam justamente isso, tentar resumir provavelmente só atrapalharia a compreensão do conceito …

E será que ele vai acertar ?

Ah ! Esse é um ponto importante a ser abordado … O livro foi escrito em 2008, justo quando as coisas pegavam fogo na crise do subprime.

Continue lendo …

Livros ||| Chega de babaquice !

Você é um babaca ? Tem certeza ?

Meio deselegante eu começar o comentário de um livro falando dessa maneira … não é mesmo ? Ok … vou reformular a pergunta: Por obséquio, você é um babaca ?

😯

Se a resposta foi “não”, seja bem vindo ! (mas por via das dúvidas, faça o teste abaixo …)

Este é um assunto que não costuma ser abordado, imagine em um site de Educação Financeira … ou em um livro voltado ao meio empresarial, ou então em um artigo na Harvard Business Review. Consegue imaginar isso ? Pois esta foi a origem deste livro. “Chega de babaquice !” (Campus/Elsevier, 2007) tenta, além de discutir o tema, nos ajudar a identificar os babacas que nos cercam, apresentando formas de como lidar com eles, e o melhor de tudo: (se possível …) nos livrarmos deles!

Socorro !! Estou cercado por babacas !

Não temos como negar, estamos cercados de babacas. Na verdade todos nós temos o nosso momento “babaca perfeito” … Ou vai dizer que você nunca deu um piti numa fila, num balcão de atendimento ? (claro, será considerado babaca se foi sem motivo !)

Estamos mais acostumados a falar sobre os babacas que fazem parte de nossa vida pessoal, mas e no lado “trabalho” da coisa … Costuma falar com isso sobre alguém ? De que forma sua empresa lida com eles ? Fazem parte do staff ? Ou já são barrados antes mesmo de serem contratados ? Acredite, muitas empresas gostam de ter os babacas em sua em sua folha de pagamentos … muitos os consideram como peças fundamentais do sucesso, afinal o seu jeito “querido” de ser (muitas vezes são verdadeiros carrascos …) ajuda a fazer com que o empreendimento ande de maneira muito mais rentável do que sem eles. Muitas vezes os babacas se destacam entre os funcionários, especialmente no quesito vendas.

Mas qual é o custo desse alto desempenho ? Será que não está conquistado às custas dos outros funcionários ? Será que o desempenho do negócio como um todo não está sendo prejudicado por causa desse … babaca ?

Os babacas são inconvenientes, se metem onde não são chamados, falam mais do que deviam (acham que são os maiorais, só porque possuem o “dom” de falar tudo o que pensam, tudo o que lhes vêm a mente … ahã … faz de conta), acham que todos devem aceitar numa boa as suas brincadeiras (de mau gosto em sua maioria), ou então cederem ao seu “poder de conquista”. (que em muitas vezes poderiam ser classificadas como assédio sexual)

Assim são os babacas: acham que estão arrombando a boca do balão, mas na verdade não nada … vivem em seu próprio mundinho e por isso são reis. (afinal, sem ninguém por perto – de verdade – são os maiorais … são, na maioria das vezes, sozinhos)

Babacas, babacas, babacas … o que seria do mundo sem eles ? Um paraíso ? Não sei … ao menos um lugar mais tranquilo eu tenho a certeza que sim. 🙂

Como disse, muitas vezes eles se destacam. Quem um exemplo ? Citado por muitas e muitas pessoas? Steve Jobs ! Ele é considerado por muitos como sendo o “pai dos babacas”, exemplo perfeito de tudo o que um babaca precisa ter para ser considerado como tal. Quem conhece a história do gênio sabe que não estou mentindo. Quem trabalhou com ele então … (deve ter pesadelos até hoje …)

Como identificar um babaca ?

Algumas ações comuns dos babacas no dia-a-dia:

Continue lendo …