Clube do Pai Rico

Livros ||| A lógica do cisne negro

Você que acompanha o Clube do Pai Rico sabe que a quantidade de livros que leio – e comento – é relativamente alta (ainda mais quando comparamos com a média nacional …), mas desta vez tenho uma confissão a fazer: não sei direito como falar deste livro. 😯

A lógica do cisne negro pq girado

Não, não é por não ter entendido o seu conteúdo (e sim, provavelmente tenha alguma parte dele que eu esteja considerando como compreendida que na verdade não tenha …), nem pela profundidade do que foi passado, tampouco por não concordar com Taleb (ou nnt como ele costuma se identificar durante algumas passagens); acho que o que me leva a ficar em dúvida sobre o que falar é justamente o fato de concordar com muito do que é dito.

Mas vamos lá !

Se fosse preciso resumir resumidamente o livro eu diria: barbell. Por quê ? Você qual é o significado do Cisne Negro que dá título à obra ? Ele nada mais é do que um evento raro, raríssimo, virtualmente impossível de acontecer/existir, que contraria a tudo e a todos, mas que, quem sabe, pode existir.

Quando você pensa em cisnes (o animal) lembra do quê ? Daquelas belas aves brancas. Todos consideravam como se estas aves existissem somente nesta cor, até que … encontraram um cisne negro. Algo até então impossível de se imaginar foi encontrado.

Um cisne negro rootz é aquele que é algo tão impossível de ser imaginado como possível que quando acontece marca profundamente. Como um ataque de aviões comerciais às torres gêmeas de NY. Não … isso nunca poderia acontecer. Ou melhor …

Cisnes negros são eventos que estão lá, que não são levados em consideração na hora que calculamos os riscos, mas que podem ser devastadores.

O barbell que citei seria uma estratégia que ajudaria o investidor a se proteger de um evento inesperado e ao mesmo tempo fazer com que possa tirar proveito dele. Seria algo do tipo: “coloque 90% do seu patrimônio em títulos do tesouro (de preferência os atrelados à algum índice inflacionário) e o restante invista em opções de ações.” Você estaria protegido, afinal os títulos são considerados como sendo o tipo de investimento mais seguro que temos disponível, e em caso de um evento inesperado, teríamos a possibilidade de aproveitar o boom.

(leia mais em “O que seria o barbell de Taleb ?“)

É um livro de quase 400 páginas que poderia ser resumido em algumas poucas páginas ? Sim, poderia … Mas você estaria abrindo mão de uma discussão filosófica das boas, daquela que te faz pensar, profundamente, sobre o mundo.

Por exemplo … onde já se viu alguém trazer à tona uma discussão sobre uma coisa tão banal quanto o conceito de possibilidade e probabilidade ? Certamente ninguém dá bola para isso … 🙂

Sim, fiquei orgulhoso de ter abordado tal assunto aqui no Clube. Este foi um dos pontos que me fez refletir e ver que as coisas estão no caminho certo. Ok … talvez nem tão certo assim, afinal o vírus da previsão ainda circula em meu sangue. Mas pelo menos não falo sobre previsões de longo prazo, como o quanto estará marcando o índice no final do ano, ou coisa assim. (por sinal, isso também já foi falado aqui)

Uma daquelas leituras que servem para abrir sua cabeça, fazendo você enxergar as coisas como elas são e não como insistem em fazer você achar que seja. Serve somente para quem pretende adotar os conceitos no mercado financeiro ? Não ! O que é abordado em “A lógica do cisne negro(Best Business, 2008) tem utilidade em vários aspectos de nossa vida diária. Senão todos !

Um livro indicado para todos que gostam de usar suas cabeças para algo além de usar chapéu. (alguém ainda usa ? 😉 …)

A lógica do cisne negro
Nota do Site:
5 Moedas
A lógica do cisne negro
Nassim Nicholas Taleb

Editora: Best Business
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 464
Acabamento: Brochura
Formato: Médio