Clube do Pai Rico

O que o dia 18 de maio de 2017 mudou em você ?

Não, você não precisa pegar o calendário para descobrir o que aconteceu de importante no dia 18 de maio … você provavelmente sentiu algum dos efeitos dos eventos ocorridos nesta data.

Sério mesmo que você não consegue se lembrar ? Mas … por que estava de fora, ou por que tinha algum tipo de proteção tão bom que te permitiu sair ileso ?

Sim, estou falando do dia em que a terra parou tivemos um novo Circuit Breaker, o primeiro desde 2008 …

Foi praticamente instantâneo: abriu, travou. Apenas alguns “poucos” negócios aconteceram … Mas já foram suficientes para que o Ibovespa atingisse a marca dos 10,5% de queda e com isso a interrupção dos negócios por 30 minutos.

Foi um corte rápido. Você provavelmente não tenha tido tempo de fazer absolutamente nada … Até mesmo porque os primeiros negócios na grande maioria dos ativos já ocorreram na bacia das almas. Ações que caíam 20%, 30%, 50% logo na abertura eram vistas aos montes.

Vender nesta situação ? “Meio” complicado … Não é mesmo ?

A não ser que você estivesse em alguma operação MEGA alavancada, que exigisse que você saísse a qualquer custo, vender naquele momento, naquela situação, poderia não ser o melhor negócio do mundo …

Mas …

Que estratégia adotar depois disso ?

Eu sinceramente torço para que esta seja uma pergunta que esteja rondando a sua cabeça desde a última quinta-feira …

Por mais que pensemos que estamos preparados “para todas as possibilidades”, uma abertura em que a ação que você investe apresenta 20% de queda tem que te fazer pensar sobre isso. Ao menos eu estou. 🙂

E olha que a operação que tenho neste momento (e que estava naquele dia) não se “abalou” com a derretida do mercado …

Mas sabe quando você enxerga que aquilo que está acontecendo na sua frente, na tela do seu computador, poderia ter sido aproveitada de alguma forma ? Ou então que você poderia ter tido o “azar” de estar numa operação, naquele momento, que pudesse ser fortemente abalada por aquilo que estava acontecendo ?

“Mas e se eu tivesse feito xxx e o mercado tivesse explodido os mesmos 15%, isso teria me afetado como ?”

Ou então …

“Putz, se tivesse alavancado um pouco mais, a perda causada por este tombo seria das boas …”

Etc etc etc …

São tantas as possibilidades, tantas as alternativas, tantas coisas que acabam passando na cabeça … E não tem como ser diferente. 🙂

Alguns poderão dizer: “Viu, é um mercado muito arriscado, não quero me meter nisso não !“, ao invés de tentar entender o que aconteceu, tentar imaginar algo que pudesse “aliviar os efeitos” daquele movimento para os seus investimentos.

Veja que não estou falando o que estou falando por causa da queda em si. Me refiro ao movimento explosivo da abertura. Lembra que podemos nos posicionar tanto na expectativa de lucrarmos com a alta quanto com a queda ? E se você estivesse esperando uma queda, mas no dia seguinte viesse uma alta de 25% na ação ? 😯

Adotar aquela estratégia que envolve a compra de PUT, que vem sendo divulgada pela Empiricus ? É uma alternativa … Mas só serve para proteger a sua carteira (comprada em ações) contra os efeitos de uma queda mais forte. Se for uma carteira que tem vendas, como faz ? O “inverso” … comprando CALL OTM de um vencimento láá na frente.

Mas e se for uma carteira que tem operações de compra e de venda ? (sim … é possível … muito prazer !! hehehe)

Você só estaria protegido se estivesse comprado em CALL e PUT OTM, lááá na frente. Mas e o custo disso para a carteira? E a disponibilidade deste tipo de opções … aqui no Brasil ? Lááá longe, tanto no preço quanto no vencimento ?

Sim, um barbell no capricho !! Um stradlle “esticaaado” !! 😀

Esta foi a primeira ideia que me veio à cabeça. 😉

Portanto … Agora é hora de meter a cara nos livros, ir atrás de fontes de informação que possam vir a me ajudar na implementação desta proteção. Mais uma … Mais um nível … Mais um “layer”. 🙂

É, é assim que as coisas devem ser. Plano A, protegido por um Plano B, protegido por um Plano C, protegido … Sempre tentando otimizar tudo, gastando o mínimo possível com estas proteções e as proteções das proteções.

Difícil ? Complicado ? Arriscado ? Talvez … Mas só podemos dizer isso depois de ter ido atrás de toda a informação possível. De testar, testar e testar. Ai sim, talvez possamos falar algo …

Se este tipo de assunto lhe interessa, que tal conhecer o Double PUT Double CALL ? Meu curso de opções onde compartilho a minha estratégia de investimento com Opções.

E você pode ter certeza que este evento me fará criar um material exclusivo para os participantes do curso. Algo que vise trazer segurança e oportunidade para nós. (sim, nós !)

Mas me diga …

… qual foi a sua primeira reação à abertura dos mercados no dia 18/05/2017 ?

E quais foram as consequências disso ? Compartilhe conosco !! 😉