Clube do Pai Rico

Título de Capitalização = Poupança forçada ?

O texto de hoje foi feito especialmente após ler o comentário do amigo Ismael, no post onde o “golpe” dos títulos de capitalização é debatido. Uma luz amarela é acendida aqui na “sede” do Clube a cada vez que algo do gênero é dito. E o pior ? Muita gente afirma de pé junto que essa é uma “boa estratégia”. (sorry … não é nem estratégia … e muito menos boa)

Em seu questionamento o Ismael pergunta se os títulos de capitalização não oferecem uma “proteção” ao pequeno investidor, por ter uma barreira na retirada. (se tirar antes do “vencimento” você precisará pagar uma “multa”) Será ?

Facilidade = … ?

Os Títulos de Capitalização são oferecidos em todos os bancos, parece até aquelas pessoas no meio de Nova Iorque que te oferecem os passeios guiados pela cidade, quando você se livra de um surge outro ao seu lado. 😯

Nas agências bancárias a situação é parecida: no caixa existe um cartaz “enaltecendo as vantagens” dos títulos de capitalização (o lado do sorteio, só …). Durante o atendimento é bem provável que o “incrível investimento” lhe seja ofertado, ou pelas comodidades ou pelo “magnífico” rendimento ofertado. (isso quando não abrem o jogo e falam que estão oferecendo porque precisam fechar a cota do mês …) Se passar na mesa de seu gerente após o atendimento do caixa é provável que lhe ofereçam mais uma vez …  Resumindo: algo que precisa de tanta insistência não deve ser muito bom, não é mesmo ? (ao menos para você, para o banco é uma maravilha !!)

São várias as vantagens destacadas, dentre as quais:

– A chance de se ganhar um prêmio !

Os títulos de capitalização sempre têm em sua raiz um prêmio, que virá na forma de sorteio. Pode ser dinheiro ou um outro tipo de prêmio.

– A facilidade do depósito automático !

Este é o fator que convence os que não foram atraídos pelo canto da sereia dos prêmios … No título de capitalização você não precisa se preocupar com os depósitos mensais, o banco faz isso automaticamente para você ! Que coisa boa, não é mesmo ? Que comodidade … Que praticidade … Que … cara de pau. 🙁

– A proteção contra você mesmo !

Se não foi abatido pelo canto, nem pela rede é a hora de usar explosivos nesta pesca ! Que tal um investimento que te protege do pior dos agentes externos … você mesmo ! Sim !! O título de capitalização oferece uma proteção contra você, contra um momento que você caia em tentação e decida sacar o dinheiro lá investido. Para que autocontrole ?

[Sarcasmo Mode = OFF]

Claro … nenhuma delas é realmente uma “vantagem”, mas na hora da venda se tornam uma poderosa arma nas mãos de quem está oferecendo o “investimento” para você.

Prêmio ? As chances são baixas … de verdade. Acho que seja melhor fazer um jogo semanal na Mega Sena. 🙂

Depósito Automático ? Oras … se esse é o problema, os bancos (não sei se todos …) oferecem a mesma comodidade para as poupanças ! Você pode agendar um depósito automático mensal, com data e valor já pré determinado, tudo direitinho.

Proteção contra saque ? Fala sério … essa é uma da piores justificativas que alguém pode usar para defender o “investimento” em um título de capitalização. (foi mal Ismael …)

Me desculpe, se você não consegue ter um mínimo de controle, a ponto de não se controlar e usar o dinheiro que está sendo depositado em uma conta poupança, exclusiva, é porque a coisa realmente está feia … Acho que mais importante do que qualquer outra coisa, neste momento, seja trabalhar este problema …

Acredite, não será o fato de existir uma barreira para o saque (afinal você apenas perderá “parte” do dinheiro … a outra já perdeu por colocar sua grana num título de capitalização), que te impedirá de fazer o saque. Quer uma barreira de verdade ? Coloque a poupança em nome de um parente – de sua confiança, lógico – e lhe diga para que só saque o dinheiro quando determinado valor tiver sido atingido, determinado período tenha passado, ou que determinado fato ocorra. Não é possível que uma pessoa que está realmente disposta a acertar sua vida financeira precise usar um “investimento” que paga mal (muiiiito mal), somente pelo fato de haver uma barreira que atrapalhe na hora que bater aquela tentação de sacar o seu rico e suado dinheirinho …

Crie cadernetas de poupança para cada fim

A melhor ideia é criar diversas contas poupança, uma para cada fim/objetivo. Desta forma você terá “escadinhas” que serão atingidas aos poucos, que não ficarão separadas por uma eternidade de depósitos, o que lhe auxiliará no desejo de sacar o que está lá. Será até mesmo um incentivo extra, você verá que o alvo está próximo e isso te fará acelerar os planos, para chegar lá o mais rápido possível.

Tenha uma conta para emergências, uma destinada à viagem anual, outra para a compra de determinado eletrônico, etc etc etc … A sua criatividade (e especialmente sua necessidade !) é que manda nesta hora.

Ismael, não encare isso como um puxão de orelha (ou algo do tipo) direcionado a você, ok ? É que tem muita gente pensando desta forma. Alguns por ouvir o pessoal do banco (que tem interesse direto), e outros por ouvir “dicas e orientações” não tão boas …

Não é mais interessante reforçarmos a necessidade de autocontrole do que indicarmos “investimentos” de baixa qualidade ? 😉