Clube do Pai Rico

A verdade por trás da manchete: Poupança tem retirada recorde para o mês de maio

 

porquinho quebrado

Ontem fomos agraciados com uma notícia interessante e agradável do ponto de vista da Educação Financeira: Poupança tem retirada recorde para o mês de maio. A maior desde 1995. (que foi quando iniciou a série histórica)

#TodosComemoram #SQN

Mas por que esta notícia tão boa não me agrada ? Simples: a comemoração acontece pelo motivo errado. Simples assim.

Por que estão tirando o dinheiro ?

A comemoração ocorre por causa de uma “possível” mudança de mentalidade do brasileiro. Ele estaria saindo da poupança por causa do baixo rendimento oferecido por ela. Com um retorno real negativo no último ano (8,5% contra 10,67%), os poupadores teriam despertado e agora estariam direcionando suas economias para outras modalidades de investimento.

Tesouro Direto, CDB, fundos de renda fixa, são tantas as opções que existem agora … Claro, CDBs de bancos “pequenos”, com rentabilidade acima de 100% do CDI e aporte inicial de “apenas” R$1.000, fundos de renda fixa com taxas abaixo de 1% (quase inexistentes para valores mais baixos), são alternativas viáveis para alguns. Porém ainda não passam de um desejo para outros. Muitos para falar a verdade …

A mudança é natural em uma economia que começa a ganhar mais investidores instruídos. Mas … será que esta é realmente a nossa realidade ? Sinceramente ? Eu não acredito nisso …

Você, que investe nestas outras modalidades de investimento, sabe que a aplicação nelas não é tão trivial quanto ao de uma caderneta de poupança. A mais tradicional forma de investimento dos brasileiros não exige conhecimento algum, apenas o depósito puro e simples em uma “conta do banco”. No caso dos CDBs e dos fundos de investimento, é necessário pelo menos a solicitação de aplicação.

Já para o Tesouro Direto … Infelizmente, por mais simples que a aplicação se mostre atualmente, para uma enorme parcela da população brasileira, o uso da ferramenta ainda é um sonho distante. Abre conta em corretora, acessa o site, escolhe qual o melhor título, o vencimento, etc etc etc … Para esta parte da população (que se bobear é superior a 50%), a coisa é tão “complicada” que tudo torna-se inviável.

Tanto é verdade que existem ~”experts”~ que se aproveitam disso para vender cursos que ensinam como utilizar a ferramenta por quantias módicas. Coisa de “apenas” R$500 … 😯

Se grande parte da população se atrapalha na hora de usar um simples caixa eletrônico, como imaginar que façam uso de ferramentas de investimento mais atrativas ? Não … por enquanto não é este o motivo da “mudança” sugerida pela saída de recursos da poupança. O problema é muito pior … Infelizmente.

É falta de dinheiro, nada mais do que isso

Sim, a falta de dinheiro é o que vem motivando grande parte da população na hora de retirar dinheiro de suas cadernetas de poupança.

Para conseguir fechar as contas no final do mês, muita gente vem precisando recorrer às suas reservas. Muitos outros as têm utilizado integralmente, por terem perdido seus empregos … Sorte de quem ainda tinha um colchão de segurança. 🙁

Mas não são somente as retiradas que vêm afetando o saldo da caderneta de poupança. Como a coisa apertou, quem costumava destinar parte de seus salários para seus investimentos (sim, quer você queira ou não, a caderneta de poupança é um investimento), não vem conseguindo manter o ritmo.

Então o problema surge nas duas pontas: menos dinheiro vem sendo destinado a ela e mais dinheiro tem saído dela.

Eu juro que gostaria de acreditar na versão de que ela vem perdendo espaço para outros investimentos mais rentáveis. Mas infelizmente esta não é a nossa realidade. Ao menos não por enquanto …

Na verdade, tenho medo desta demonização da poupança

Por quê ? Simples: uma grande parcela dos poupadores pode confundir a campanha de mudança do investimento com uma condenação (pura e simples) da caderneta em si.

A partir do momento que só se ouve falar mal da poupança, que ela vem apresentando resultado ruim, que os depositários estão perdendo dinheiro … O que muita gente acabará fazendo ? Mudarão para investimentos mais atrativos ? Difícil … justamente pelos motivos que apresentei antes. Muita gente simplesmente sacará o dinheiro e o guardará debaixo do colchão. Ou … usará o dinheiro para não correr o risco de perder.

Infelizmente grande parte da população ainda apresenta sinais de medo em relação às outras modalidades. Pelo risco ? Pelo retorno ? Não … têm medo de não conseguirem usar estas outras formas. De precisar pedir ajuda para alguém, e que neste momento empurrem algo do tipo dos títulos de capitalização.

Pior do que investir na poupança, é não investir. É não ter uma reserva financeira. É não fazer nada, já que “nada é bom”.

Sobre o recorde nas retiradas, só ficarei feliz com a notícia na hora em que ela for divulgada em um momento em que a economia der sinais de crescimento, pleno emprego e de tranquilidade da população em relação às dívidas. Somente nestas condições é que a teoria da migração dos recursos terá algum fundamento. 🙂

Quem sabe … um dia.