Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Vamos ao Desafio de 2016 ?

E chegou a hora ! Você está pronto para começar o Desafio de 2016 ? 😀

Está lembrado que em 2015 tivemos nossa primeira edição ? Conseguiu atingir o objetivo ? Chegou perto ? Passou com folga ? Foi tranquilo ? Ajudou ? Como foi um ano difícil para grande parte da população, a proposta serviu feito uma luva com a situação … 😉

Vamos para o Desafio 2016 ?

Assim como foi em 2015, este ano a proposta do Desafio é que você consiga enxugar seu orçamento. Economizando em gastos simples e do dia a dia, que possam lhe ajudar a encontrar o dinheiro necessário para montar seu Colchão de Segurança e iniciar seus investimentos.

Priorizamos a realidade, tentamos fazer uma proposta que possa ser viável para todos os que decidirem aceitar o nosso Desafio. cada um dentro da sua realidade, sem fórmulas mágicas (que da forma que são projetadas chegam na reta final impedindo que muitos cumpram as metas propostas …) e condizente com a realidade de cada participante.

A nossa proposta é muito simples: você precisa economizar 1% do que ganha mensalmente, incrementando esta reserva em 1 pp a cada mês que passar. Traduzindo em português claro e simples: você deverá economizar um percentual do seu ganho mensal equivalente ao mês corrente. Para janeiro, 1%. Para fevereiro, 2%. Para março, 3%. E assim sucessivamente, até dezembro com seus 12% de economia.

Você vai economizando um pouco a cada mês que passa, vai aprendendo a conhecer melhor seu orçamento e descobrindo pequenas brechas em seus gastos que podem estar drenando uma parte considerável de seu capital. Para conseguir enxergar com mais clareza a situação dos gastos, sugiro que você adote alguma ferramenta que te auxilie com o controle do Fluxo de Caixa.

Com o passar do tempo você verá que não existe mágica alguma. Que pequenos ajustes em seu orçamento lhe possibilitarão atingir a meta proposta para Desafio, mês a mês. Coisas que muitas vezes nos passam desapercebidas, mas que dão uma bela mordida em sua carteira. Economia com seu serviço de TV à cabo, Telefonia e Internet; ou então cortando seus gastos bancários (acabando com as taxas); economizando na conta de energia elétrica (uma das grandes vilãs do IPCA de 2015) … Você analisará seu Fluxo de Caixa e verá os itens que poderá cortar. Em alguns casos alguns precisam ser enxugados, mas acabamos nos acostumando com a situação e os gastos vão corroendo nosso orçamento sem percebemos.

Para ajudar no acompanhamento

Da mesma forma que fiz ano passado, estou disponibilizando uma planilha simples (BEM simples), que lhe auxiliará no controle dos números. Ajudando-o a enxergar os objetivos mensais de acordo com mês que você estiver.

Você verá que encontrar pontos de corte é uma coisa mais simples do que costumamos imaginar. A inércia, muitas vezes, nos cria bolsões de gasto em nossos orçamentos que costumam comer parte do nosso dinheiro sem necessidade alguma. Puro comodismo, sabe ?

Mas lembre-se: a ideia por trás do Desafio é a de criar um capital, antes indisponível, para que você possa montar seu colchão de segurança (ou recompô-lo) e dar início aos seus investimentos. Neste momento não é para pegar este dinheiro livre e encontrar outra finalidade “de primordial importância” no seu orçamento. 😉

Tentarei ajudá-los com propostas de economia. Sempre priorizando gastos simples que ao serem cortados não representem um problema em sua rotina. Cortes que gerarão economia, passarão desapercebidos e que você pensará “poxa, eu gastava com isso e não tinha benefício algum”. Ao menos esta será a minha intenção. 😀

Para os que acham que estes valores propostos representam um valor pequeno, e que o benefício que ele poderá vir a proporcionar é irrisório … Quem conseguir atingir a meta final (crescendo 1pp a cada mês do ano), terá economizado 78% de seu salário mensal ! Isso mesmo, você terá conseguido acumular e destinar aos seus investimentos quase que um salário inteiro. Seria você se pagando um 14º salário, ou algo próximo a isso. 😉

A ideia é que este também seja um processo colaborativo, com você publicando seus resultados mensais nos posts do Desafio (nos que darei as dicas, por exemplo). Você poderá mostrar aos outros onde cortou, quem sabe a mesma dica não sirva para quem estiver lendo o seu comentário naquele momento ?

Para lhe ajudar ainda mais, existe uma categoria aqui no site que apresenta somente dicas de economia doméstica. Justamente o que precisamos neste momento. 🙂

Pois bem: mãos à obra !!!