Clube do Pai Rico

Já passamos da metade de 2016, como está se saindo em nosso desafio ?

2016: mais um ano que insiste em passar voando, dando a impressão que o mundo gira cada vez mais rápido, ou que nós estamos cada vez mais atarefados, sem tempo para perceber a passagem do … tempo. (se tem problemas com a falta de tempo, sugiro a leitura deste texto)

Mais da metade do ano já se passou … Você está conseguindo por em prática tudo aquilo que se propôs a fazer ? Esta conseguindo seguir adiante em seus planos de dominação mundial ? 🙂

E em nosso desafio, como está se saindo ? Estamos no mês de julho, o do ano … Está conseguindo enxugar o orçamento desse mês em 7% em relação ao do início do ano ? Onde vem atacando ? Mudanças de atitude (em relação às refeições fora de casa, por exemplo) ? Ou está cortando na base, economizando na conta de luz (controlando melhor o que fica ligado), na conta de telefone (otimizando o uso) ? Ou ainda seguindo as boas e tradicionais dicas de manter-se informado sobre as tarifas das empresas de que é cliente, tentando obter descontos com elas ? E o desperdício de alimentos ? Vem combatendo isso ?

“Mas tu és insistente, hein !??”

Sim, sou. 🙂

Um dos motivos para eu bater tanto nesta tecla, é que esta é uma área que muitas vezes acabamos deixando de lado. Seja por comodismo, seja por achar que o esforço não se justifica …

Infelizmente, muitas vezes, essa é a única mudança que pode ser feita em seu orçamento sem uma mudança radical em seu estilo de vida. São os custos variáveis do nosso orçamento. O valor do aluguel ? Já está no contrato … O da prestação da casa própria ? Idem …

Pode mudar o valor do aluguel ? Pode … Mas isso normalmente vem em consequência da mudança do imóvel. Provavelmente para um de menor tamanho, mais afastado, ou os dois juntos. Ok … Com a crise que estamos passando, você até tem uma oportunidade de negociar o valor do aluguel com o proprietário, e (quem sabe) obter uma diminuição no valor.

Outra mudança que pode ser bem interessante é em relação ao seu carro. Tem um só ? Ou cada adulto da casa possui o seu ? Já parou para pensar no custo que o 2º carro representa no seu orçamento ? Pode ser que você encare esta como uma mudança radical … Mas acredite: não é.

Eu fiz essa mesma escolha há uns 6 anos. Sim, eu decidi ter apenas 1 carro aqui em casa. Morando no centro da cidade, tudo fica relativamente perto, muito pode ser feito a pé. Se eu disser que teria precisado de um 2º carro em 3 oportunidades em todo esse período, estaria chutando alto….. 😯

Cada orçamento uma sentença

A verdade é que não existe uma verdade absoluta sobre como se enxugar um orçamento. Cada caso é um caso. Cada um precisa analisar o seu, tentando enxergar o que pode ser cortado. O que deve ser cortado.

O problema, de novo, é que muitas vezes caímos na rotina e tudo o que tira dinheiro do nosso bolso é encarado como imutável. “Já está lá, pra que mudar ?” …

O esforço necessário para se enxugar um orçamento é muito inferior ao necessário para expandi-lo, não tenha dúvidas em relação a isso. 😉

Eu gostaria de lhe “ouvir“: onde vem atacando com mais força ? De onde vêm surgindo os melhores resultados ?