Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Iniciando seus Investimentos – Parte XV

Este texto foi inicialmente escrito logo após uma bela correção na bolsa … por isso não estranhem o conteúdo dele, ok ? 🙂

– – – – –

Bom dia pessoal, eu gostaria de aproveitar a oportunidade, os fatos que vêm acontecendo, para chamar a atenção de vocês para um ponto muito importante: Não está na hora de rever seu nível de risco ?

Com as últimas quedas na bolsa, vi muitos frequentadores aqui do Clube preocupados com seus investimentos na área. Muitos preocupados porque tinham entrado exatamente no topo e outros porque viram seus rendimentos despencarem. Notaram que existe uma grande diferença entre estes dois grupos, não ?

Os que compraram no topo, e viram as cotações despencando, viram seus investimentos derretendo. Já os que viram seus rendimentos despencarem, muitos ainda permanecendo com algum lucro, somente deixaram de ganhar dinheiro.

Será que a reação dos dois grupos é necessária ? Será que é aceitável para quem opera bolsa ?

Eu acho que os investidores do primeiro grupo erraram em um ponto: Entraram na hora errada. Entraram num topo e não sairam. Já os que reclamam da diminuição de seus rendimentos, estão reclamando de um dinheiro que deixaram de ganhar.

Mas … bolsa não é renda variável ? Eles já não entraram sabendo que o lucro só será deles na hora em que estiver na conta ? O primeiro grupo nem teve essa chance, já o segundo …

Um dos grandes problemas da democratização da bolsa de valores é esse, coloca no mercado pessoas que não estão realmente preparadas para o nível de risco existente nela. Não estou falando sobre estar preparado para fazer análises precisas ou não, estou falando somente da preparação psicológica mesmo. Muitos destes novos investidores eram investidores de Renda Fixa, que nunca haviam experimentado o “gostinho” da Renda Variável.

Bolsa de Valores é mercado de RISCO, e é justamente ele que nos proporciona a chance de obtenção de lucros tão altos. Mas este mesmo risco pode nos trazer prejuízos …

Não seria hora de você rever se você está realmente disposto a correr estes riscos ? Não seria hora de você colocar na balança se não é melhor para você continuar numa aplicação de retorno garantido como as de Renda Fixa ?

Vejam bem, não estou “expulsando” ninguém da bolsa, hehehe, estou somente tentando abrir os olhos daqueles que ficaram enfeiçados pelas promessas deste mercado. 😀

Aproveita a oportunidade. Veja como você está se sentindo hoje com estas quedas que tivemos. Veja seu patrimônio – torço para que ele não tenha diminuído, você está confortável com esta situação ?

Abraços !

Iniciando seus Investimentos:
( Recapitulando … )

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores

XII.1 – O que é ?

XII.1.a – As formas de bonificação

XII.1.b – Os lotes de negociação

XII.2 – O que é preciso para começar ?

XII.3 – Quais ações devo negociar/acompanhar ?

XII.4 – Análise Técnica Vs Análise Fundamentalista

XII.4.a – Análise Técnica para o longo prazo ?

XII.5 – Prazos de investimento

XII.6 – O que é preciso ?

XII.7 – Onde operar ?

XIII – Cuidado com os conselheiros de plantão

XIV – Outras alternativas de investimento

XV – Seria hora de rever seu nível de risco ?